Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ocidente está preocupado com o aprofundamento da cooperação entre Rússia e Turquia, diz FT

© SputnikRecep Tayyip Erdogan (à esquerda) e Vladimir Putin (à direita), presidentes da Turquia e da Rússia, respetivamente, durante encontro em Sochi, na Rússia, em 5 de agosto de 2022 (foto de arquivo)
Recep Tayyip Erdogan (à esquerda) e Vladimir Putin (à direita), presidentes da Turquia e da Rússia, respetivamente, durante encontro em Sochi, na Rússia, em 5 de agosto de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2022
Nos siga noTelegram
Os países ocidentais estão preocupados com o aprofundamento da cooperação entre a Rússia e a Turquia, escreveu o jornal britânico Financial Times, citando fontes.
Segundo a publicação, após conversas entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e turco, Recep Tayyip Erdogan, seis autoridades ocidentais, que não quiseram se identificar, se mostraram apreensivas com as declarações dos líderes dos dois países sobre a intenção de expandir a cooperação em comércio e energia.
Um funcionário da União Europeia disse que o bloco está monitorando "cada vez mais de perto" a cooperação turco-russa. Outro interlocutor do jornal chamou o comportamento da Turquia em relação à Rússia de "extremamente oportunista".
"Estamos tentando fazer com que os turcos prestem atenção às nossas preocupações", disse a fonte.
Como observa o FT, Washington advertiu repetidamente que os países que ajudam Moscou a evitar sanções enfrentarão "sanções secundárias". Já a UE é mais contida nesse sentido, segundo a publicação.
Outros três funcionários europeus disseram ao jornal que ainda não houve discussões oficiais em Bruxelas sobre possíveis medidas restritivas contra a Turquia.
© Sputnik / Сергей Карпухин / Abrir o banco de imagensO presidente turco Recep Tayyip Erdogan discursa durante as negociações entre a Rússia e a Ucrânia no Palácio Dolmabahce, Istambul, Turquia
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan discursa durante as negociações entre a Rússia e a Ucrânia no Palácio Dolmabahce, Istambul, Turquia  - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2022
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan discursa durante as negociações entre a Rússia e a Ucrânia no Palácio Dolmabahce, Istambul, Turquia
Neste sábado (6), Erdogan disse que Turquia e Rússia assinaram um roteiro para a cooperação econômica, com a intenção de elevar o volume de negócios entre as duas nações para US$ 100 bilhões (R$ 516 bilhões).
Além disso, o presidente turco informou que os países começarão a negociar em rublos.

"Durante nossa reunião bilateral, trocamos opiniões sobre o desenvolvimento de nossa cooperação comercial e econômica [...] Nessa direção, queremos desenvolver nossa cooperação em áreas como energia, comércio, turismo e agricultura", afirmou o líder turco.

Os acordos foram firmados na sexta-feira (5), em reunião entre os dois mandatários na cidade russa de Sochi.
O cargueiro Polarnet - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2022
Panorama internacional
Navios de grãos saem de portos do mar Negro da Ucrânia para Turquia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала