Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin e Erdogan fecham acordo para pagamento de gás russo em rublo, diz vice-premiê

© Sputnik / Pool / Abrir o banco de imagensO presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (à esquerda), e o presidente russo, Vladimir Putin, durante encontro em Sochi, Rússia, 5 de agosto de 2022
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (à esquerda), e o presidente russo, Vladimir Putin, durante encontro em Sochi, Rússia, 5 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2022
Nos siga noTelegram
Nesta sexta-feira (5), o presidente russo, Vladimir Putin, e o seu equivalente turco, Recep Tayyip Erdogan, tiveram uma reunião em Sochi, na Rússia, para discutir uma série de questões bilaterais, incluindo o acordo sobre grãos na Ucrânia, ações na Síria e o pagamento em rublos de parte do gás russo importado pela Turquia.
Segundo indicou o vice-premiê russo Aleksandr Novak, Putin e Erdogan concordaram com um esquema de pagamento em rublos por parte do gás russo adquirido por Ancara.

"Uma questão importante foi discutida — o envio de gás à Turquia, que recebe uma grande quantidade [de gás russo], cerca de 26 bilhões de metros cúbicos por ano. Durante as negociações, os presidentes concordaram que começaremos a enviar parte do gás por rublos", disse Novak durante conversa com repórteres sobre a reunião bilateral.

© Foto / turkstream.infoTurkStream (Corrente Turca), gasoduto que vai da Rússia à Turquia
TurkStream (Corrente Turca), gasoduto que vai da Rússia à Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2022
TurkStream (Corrente Turca), gasoduto que vai da Rússia à Turquia
A Rússia envia gás natural à Turquia por meio de dois grandes gasodutos — Blue Stream e TurkStream. Os gasodutos, que atravessam o mar Negro, podem escoar até 46 bilhões de metros cúbicos de gás por ano e permitem que a Gazprom use parte da rede para enviar o produto em direção ao Leste Europeu.
Novak ressaltou ainda que o governo russo dialoga sobre a transição em direção ao pagamento com moedas nacionais de forma gradual. O acordo de pagamento parcial em rublos com a Turquia é parte desse processo.

"Essa é realmente uma nova etapa, novas oportunidades, incluindo o desenvolvimento das nossas relações monetárias e financeiras", acrescentou o vice-premiê russo, apontando que as decisões tomadas na reunião levaram as relações entre Rússia e Turquia a um novo nível.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала