Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ocidente tenta usar acordo AUKUS para promover interesses da OTAN no Indo-Pacífico, diz Lavrov

© Foto / Marinha dos EUASubmarino norte-americano da classe Virginia SSN 774 USS (foto de arquivo)
Submarino norte-americano da classe Virginia SSN 774 USS (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2022
Nos siga noTelegram
O Ocidente está tentando usar a aliança de segurança AUKUS para promover os interesses da OTAN na região do Indo-Pacífico, disse nesta sexta-feira (5) Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia.
"É evidente a tendência de usar a AUKUS para promover os interesses da OTAN no Indo-Pacífico. A OTAN não esconde isso", declarou o ministro russo em uma conferência de imprensa em Phnom Penh, no Camboja.
O diplomata observou que "os ânimos militaristas, que se manifestam no Japão moderno, são ativamente usados neste trabalho".
"O Japão, a Nova Zelândia e a Austrália estão ativamente puxados para atividades que envolvem a expansão da infraestrutura militar da OTAN para a região em que estamos localizados, com formação de cadeias logísticas aqui para atividades militares da OTAN", disse o chanceler russo.
Anteriormente, Lavrov disse que o objetivo do acordo entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA, chamado de AUKUS, é também ajudar a Austrália a conter a "ameaça chinesa".
Submarino norte-americano da classe Virginia SSN 774 USS (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2022
Panorama internacional
Reino Unido quer implantar submarinos nucleares na Austrália para conter China na região, diz mídia
Esta parceria permitirá que Camberra construa uma nova frota de submarinos movidos a energia nuclear nos estaleiros australianos, utilizando tecnologias norte-americanas e britânicas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала