Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov diz que tentativas de dominação mundial dos EUA são 'fúteis' e refletem política permissiva

© Sputnik / Serviço de imprensa do MRE russoChanceler da Rússia, Sergei Lavrov
Chanceler da Rússia, Sergei Lavrov - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2022
Nos siga noTelegram
As tentativas dos EUA de "estender seu domínio" para mais e mais áreas do mundo são fúteis e refletem uma "política de permissividade", disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
As declarações do diplomata foram dadas nesta sexta-feira (5) durante a reunião com seu colega chinês, Wang Yi, às vésperas das reuniões ministeriais da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês).

"Assim como eles decidiram fazer da Ucrânia uma ameaça à Federação da Rússia e durante muitos anos ignoraram as políticas racistas do regime de Kiev, que destruíram tudo o que era russo. Da mesma forma, como no caso da visita da senhora Nancy Pelosi a Taiwan, eles ignoraram todos os seus próprios princípios que eles proclamaram publicamente, e convenceram todos a aderirem, inclusive enganando a si mesmos", disse Lavrov.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump fala na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), em 26 de fevereiro de 2022, em Orlando, na Flórida - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2022
Panorama internacional
'Crazy Nancy': Trump chama Pelosi de louca por visitar Taiwan
Ontem (4), a China deu início a um exercício militar de larga escala em seis áreas marítimas e aéreas em torno de Taiwan. A medida é uma resposta à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, que esteve na ilha na terça-feira (2).
As tensões entre a China e a ilha, que Pequim reivindica como parte de seu território, explodiram após a visita da congressista norte-americana. Anteriormente, o governo chinês alertou contra a viagem de Pelosi, prometendo retaliação caso os planos da democrata fossem mantidos.
Pequim defende a chamada política da "Uma só China", que prega a integridade territorial do país incluindo locais com certa autonomia, como Hong Kong e Taiwan.
A política é seguida pela maior parte dos países, sendo que apenas 14 governos reconhecem Taiwan como um país.
Oficialmente, os EUA não reconhecem Taipé, mas têm ampliado o apoio à região, incluindo militarmente.
A bandeira dos Estados Unidos sobre a Casa Branca aparece a meio mastro em referência à marca de um milhão de mortes por COVID-19 no país, Washington, 12 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2022
Panorama internacional
Bloomberg revela reação da Casa Branca diante da visita de Pelosi a Taiwan
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала