- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Suíça proíbe importação de ouro da Rússia, mas abre exceção para fornecimento de petróleo

© AP Photo / Michael ProbstUm barco da polícia passa por uma bandeira suíça e uma fonte no Lago Genebra, em Genebra, Suíça, terça-feira, 15 de junho de 2021
Um barco da polícia passa por uma bandeira suíça e uma fonte no Lago Genebra, em Genebra, Suíça, terça-feira, 15 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2022
Nos siga noTelegram
De acordo com o governo suíço, a proibição do ouro está alinhada com as últimas sanções da UE à Rússia.
Na quarta-feira (3), a Suíça proibiu as importações de ouro e produtos de ouro russos, seguindo medidas semelhantes da União Europeia e dos Estados Unidos.
Em um comunicado publicado ontem (3), o Conselho Federal suíço disse que a proibição do ouro está alinhada com as últimas sanções da UE à Rússia em resposta à operação militar especial da Ucrânia e que Berna está "implementando as medidas mais urgentes em termos de tempo e substância".
"As novas medidas dizem respeito principalmente à proibição de comprar, importar ou transportar ouro e produtos de ouro da Rússia. Serviços relacionados a esses bens também são proibidos."
O conselho também acrescentou que congelou os ativos do banco estatal russo Sberbank, depois de impor sanções no mês passado a dezenas de outros indivíduos e organizações na lista de sanções do bloco europeu.
"A lista de pessoas e entidades sancionadas da Suíça em conexão com a situação na Ucrânia está, portanto, totalmente alinhada com a da UE", afirmou o órgão suíço.
Entretanto, a Suíça abriu duas novas exceções no que diz respeito às transações relacionadas a produtos agrícolas e fornecimento de petróleo a países terceiros para evitar interrupções nos canais de pagamento.
Bandeira da Suíça (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2022
Panorama internacional
Suíça sancionará China se esta invadir Taiwan, garante funcionária suíça
As compras de petróleo bruto marítimo russo por empresas da UE e sua exportação para países terceiros são permitidas, mas sob ajustes nas sanções do bloco à Rússia que entraram em vigor no mês passado, os pagamentos relacionados a esses embarques não seriam, então, proibidos.
O governo disse que as exceções não eram um enfraquecimento da posição da Suíça.
"As novas medidas não equivalem a abrandar as sanções. Pelo contrário, eles estão totalmente alinhados com aqueles que a UE adotou em vista da postura determinada da União para combater a insegurança alimentar e energética em todo o mundo", disse um porta-voz citado pela Reuters.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала