Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

Cientistas identificam como o vento se comporta na superfície de Marte (IMAGENS)

© Foto / Pixabay / TheSpacewayMarte (imagem referencial)
Marte (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2022
Nos siga noTelegram
Equipamento da NASA consegue registrar ondulações de areia na paisagem do Planeta Vermelho e revela que a cor azulada da imagem não é o que parece.
Fotografado pela sonda orbital Mars Reconnaissance Orbiter (MRO, na sigla em inglês) da NASA no início deste ano, o cenário foi processado por uma técnica fotográfica chamado de "falsa cor", transformando comprimentos de onda sutilmente distintos de luz em paletas espetaculares de cor.
De acordo com a Science Alert, processar os dados com esta técnica destaca o contraste nas regiões e características da superfície marciana, dando aos cientistas uma ferramenta capaz de promover o entendimento dos processos geológicos e atmosféricos que ocorrem muito abaixo da altitude em que está a MRO.
© Foto / NASA/JPL-Caltech/University of ArizonaDunas e Cordilheiras Eólias Transversais na Cratera Gamboa em Marte
Dunas e Cordilheiras Eólias Transversais na Cratera Gamboa em Marte - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2022
Dunas e Cordilheiras Eólias Transversais na Cratera Gamboa em Marte
A região fotografada é a Cratera Gamboa, no hemisfério norte marciano.
As menores ondulações no topo de muitas das colinas maiores estão separadas umas das outras por apenas alguns metros e em algum momento se fundem para formar pequenos montes que irradiam para fora do aglomerado de ondas das dunas a distâncias de cerca de 10 metros, uma leitura que só foi possível graças à tecnologia de imagens com alta resolução.
Os padrões estruturais dessas ondas na areia foram melhor representadas em azul brilhante, que facilita a compreensão dessas partículas de areia mais grosseiras. Segundo a NASA, as cores realçadas das grandes dunas e das Cordilheiras Eólias Transversais (TARs, na sigla em inglês) sugerem processos erosivos em andamento.
© Foto / NASAA região no centro da cratera de Marte em que essas características podem ser vistas
A região no centro da cratera de Marte em que essas características podem ser vistas - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2022
A região no centro da cratera de Marte em que essas características podem ser vistas
"As mega-ondulações aparecem azul-esverdeadas de um lado de um recorte de cor aprimorado, enquanto o TAR parece azul mais brilhante do outro", escreveu um porta-voz no site da NASA.
"Isso pode ser porque o TAR está se movendo ativamente sob a força do vento, limpando a poeira mais escura e tornando-a mais brilhante. Todas essas características diferentes podem indicar para que lado o vento estava soprando quando se formaram. Ser capaz de estudar essa variedade tão de perto nos permite ver seus relacionamentos e comparar e contrastar características para examinar do que são feitos e como se formaram."
O trabalho desenvolvido pelas equipes de pesquisa que exploram Marte nos permite ampliar ainda mais os horizontes da interação humana com o Universo, além de apreciar belezas tão surpreendentes, ganhando um pouco mais de apreciação pelas maravilhas espaciais ainda desconhecidas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала