Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após sanções dos EUA, Irã anuncia ativação de centenas de novas centrífugas

© AFP 2022 / Atta KenareReator atômico na usina nuclear de Bushehr, no sul do Irã (foto de arquivo)
Reator atômico na usina nuclear de Bushehr, no sul do Irã (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2022
Nos siga noTelegram
O anúncio do governo iraniano ocorre poucas horas depois que os EUA anunciaram novas sanções contra o comércio de petróleo do Irã.
O Irã está ativando "centenas" de novas e avançadas centrífugas para enriquecer urânio, anunciou, nesta segunda-feira (1º), Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI, na sigla em inglês).
Segundo ele, cerca de 500 máquinas IR-6 serão ativadas nos próximos dez a 15 dias. O porta-voz afirmou que as centrífugas estavam sendo ativadas como parte do "Plano de Ação Estratégico para Levantar Sanções e Proteger o Interesse da Nação Iraniana".
Kamalvandi acrescentou que o cronograma quer atingir um nível mínimo de enriquecimento de 190 mil unidades de trabalho separativo (SWU, na sigla em inglês) para atender "ao nível de necessidades [do Irã]". Segundo ele, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) foi informada da mudança.
De acordo com informações do Jerusalem Post, autoridades iranianas afirmaram, no passado, que 190 mil SWUs são necessários para abastecer os reatores da usina de Bushehr e da instalação nuclear de Teerã.
Central nuclear de Bushehr, no Irã (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2022
Panorama internacional
Irã está negociando com Rússia construção de novas unidades na usina nuclear de Bushehr, diz mídia
Em um relatório de dezembro, o Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional (ISIS, na sigla em inglês) enfatizou que, embora essa quantia seja relativamente modesta do ponto de vista comercial, "tal programa, do ponto de vista de armas nucleares, é enorme para um país como o Irã".
O relatório enfatizou que cerca de 650 centrífugas IR-6 seriam suficientes para romper e produzir urânio suficiente para uma arma nuclear em cerca de um mês. Em junho, o Irã informou à AIEA que havia iniciado a ativação de 166 centrífugas IR-6.
A AEOI anunciou nesta segunda-feira (1º) que estava ativando outras 500 centrífugas IR-6, o que elevaria o número total de centrífugas ativadas para pelo menos 666.
O anúncio é feito apenas algumas horas depois que o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou uma lista de sanções contra empresas usadas pelo governo iraniano para vender dezenas de milhões de dólares em petróleo e produtos petroquímicos.
Refinaria de petróleo ao sul de Teerã, capital do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2022
Panorama internacional
EUA sancionam empresas de Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Irã
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала