Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov diz a secretário dos EUA que entregas de armas do Ocidente à Ucrânia só prolongam conflito

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaMinistro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, durante coletiva de imprensa após reunião com seu homólogo etíope, Demeke Mekonnen, em Adis Abeba, Etiópia, 27 de julho de 2022
Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, durante coletiva de imprensa após reunião com seu homólogo etíope, Demeke Mekonnen, em Adis Abeba, Etiópia, 27 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2022
Nos siga noTelegram
Em uma conversa cuja iniciativa partiu de Washington, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que o fornecimento de armas por parte do Ocidente à Ucrânia apenas prolonga o conflito. A ligação entre as duas autoridades ocorreu nesta sexta-feira (29).
Os dois representantes dos países não mantinham conversas desde o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, desencadeada em 24 de fevereiro.
Segundo o ministério russo, Lavrov pontuou a Blinken que as relações diplomáticas e bilaterais entre os países precisam se normalizar.

"Foi realizada uma troca de pontos de vista sobre os problemas das relações bilaterais, que precisam urgentemente de normalização", disse a pasta, em comunicado.

Chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, durante uma coletiva de imprensa após uma reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores dos países-membros da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), Tashkent, Uzbequistão, 29 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2022
Panorama internacional
Lavrov: declarações dos EUA sobre negociações entre Rússia e Ucrânia demonstram quem lidera Kiev
O ministério observou que Lavrov "delineou as abordagens de princípios da Rússia à luz da operação militar especial em andamento nos territórios da República Popular de Donetsk [RPD], da República Popular de Lugansk [RPL] e da Ucrânia, enfatizando que suas metas e objetivos serão alcançados".
Lavrov também disse a Blinken que as Forças Armadas da Rússia estavam observando rigorosamente as normas do direito internacional durante a operação especial na Ucrânia.
O chanceler apontou que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia estava apenas estendendo o conflito, prolongando a agonia do regime de Kiev e multiplicando as baixas.

"Chamou-se a atenção do secretário de Estado para o fato de que o contínuo bombardeio das Forças Armadas da Ucrânia e dos batalhões nacionalistas com armas dos EUA e da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte], amplamente utilizadas contra a população civil, apenas prolonga a agonia do regime em Kiev, prolongando o conflito e multiplicando as vítimas", informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O presidente dos EUA, Joe Biden, participa da Cúpula de Segurança e Desenvolvimento de Jeddah em hotel na cidade costeira de Jeddah, na Arábia Saudita, em 16 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Panorama internacional
EUA se recusam a confirmar ou negar flexibilização de sanções contra Rússia em troca de prisioneiros

Troca de prisioneiros entre EUA e Rússia

O objetivo da ligação proposta pelos Estados Unidos era negociar uma troca dos prisioneiros americanos Paul Whelan e Brittney Griner, presos na Rússia, pelo traficante de armas Viktor Bout, cidadão russo que está cumprindo pena em um presídio no estado de Illinois.
Sobre a possível troca de presidiários, Lavrov pediu que os EUA retornem à "diplomacia silenciosa".
"Em relação à possível troca de cidadãos russos presos, os Estados Unidos foram instados pelo lado russo a retornar a um diálogo profissional no modo 'diplomacia silenciosa', sem recheio especulativo da mídia", disse o ministério.
Câmara dos Representantes americana no Capitólio em Washington, EUA, 28 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2022
Panorama internacional
EUA deverão apresentar projeto de lei chamando Rússia de patrocinadora do terrorismo, escreve mídia
As negociações sobre a troca de prisioneiros entre a Rússia e os Estados Unidos estão sendo conduzidas, mas ainda não há um resultado concreto, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Blinken, por sua vez, disse que teve uma "conversa franca" com o ministro das Relações Exteriores da Rússia.

"Falei com o chanceler russo Lavrov. Tivemos uma conversa franca e direta. Pressionei o Kremlin a aceitar a proposta substancial que apresentamos sobre a libertação de Paul Whelan e Brittney Griner", afirmou Blinken.

Críticas a uso político da crise alimentar global

Na conversa, o acordo selado entre Rússia e Ucrânia em Istambul, na Turquia, foi detalhado por Lavrov a Blinken.
Segundo o ministro russo, as sanções contra o Kremlin têm impacto direto na situação da crise alimentar mundial, acrescentando que é inaceitável o uso disso para fins políticos.
"A situação no quesito de garantir a segurança alimentar global foi cuidadosamente considerada. Antony Blinken foi informado sobre os detalhes do acordo, assinado em 22 de julho em Istambul, sobre o transporte de grãos ucranianos dos portos do mar Negro e sobre a facilitação das exportações russas de alimentos e fertilizantes", disse o ministério em comunicado.

"O ministro enfatizou que a situação estava sendo complicada pelas sanções dos EUA, e as promessas dos EUA de fornecer isenções apropriadas para o fornecimento de alimentos russos ainda não foram implementadas. Foi apontado que o uso desse problema pelo Ocidente como um todo, dentro de seus interesses geopolíticos, era inaceitável."

Vladimir Zelensky e sua esposa, Olena Zelenska, posam para um ensaio fotográfico da Vogue - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2022
Panorama internacional
Casal Zelensky causa polêmica ao posar para a Vogue em meio a escombros
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала