- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Eleições 2022: Janones estuda desistir de candidatura para apoiar Lula

© FolhapressO deputado federal André Janones (Avante) participa de cerimônia de filiação de membros do MBL
O deputado federal André Janones (Avante) participa de cerimônia de filiação de membros do MBL - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2022
Nos siga noTelegram
Candidato pelo Avante anunciou que tem conversa marcada com o ex-presidente. Episódio coloca mais pressão sobre o segundo líder nas pesquisas, Jair Bolsonaro.
O deputado federal e candidato à presidência da República pelo Avante, André Janones, admitiu, nesta sexta-feira (29), que pode abdicar de sua campanha para apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.
Em sua conta oficial no Twitter, Janones afirmou que recebeu e aceitou um convite de Lula para uma conversa e criticou os demais candidatos pela falta de diálogo.
O episódio coloca mais pressão sobre o segundo líder nas pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso porque ocorre no mesmo dia em que veio à tona a possível desistência de Luciano Bivar (União Brasil) de disputar a presidência. A notícia foi dada nesta tarde, pela CBN. Segundo reportagem da rádio, em troca da desistência, Bivar teria o apoio da federação formada por PT, PCdoB e PV para disputar a presidência da Câmara em 2023.
Mais tarde, Bivar negou que tenha desistido de concorrer no pleito, mas disse que vai consultar seus correligionários. Ele afirmou que, caso decida mudar de rumo nas eleições, seus filiados estarão livres para apoiar quem quiserem na disputa presidencial.
Lula e o PT vêm ampliando os esforços para costurar alianças. Além de acenos a Janones e Bivar, o PT vem apostando no racha existente no MDB. Embora tenha oficializado a campanha de Simone Tebet, no último dia 27, uma ala do partido acredita que a sigla deveria ter desistido da candidatura própria para apoiar Lula. Isso indica que, em caso de segundo turno, há uma grande chance de o partido declarar apoio ao ex-presidente.
Na última quinta-feira (28) uma pesquisa do Datafolha apontou que, se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno. O candidato do PT tem 47% das intenções de voto, contra 29% de seu principal rival no pleito, Jair Bolsonaro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала