- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Com mais de 400 mil assinaturas, carta da USP em defesa da democracia é alvo de ataques

Fachada externa da Faculdade de Direito da USP, que fica no Largo São Francisco, no centro da capital paulista, com cartazes em defesa da democracia e do estado de direito, 28 de julho de 2022
Fachada externa da Faculdade de Direito da USP, que fica no Largo São Francisco, no centro da capital paulista, com cartazes em defesa da democracia e do estado de direito, 28 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2022
Nos siga noTelegram
Depois dos seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, a USP lançou um documento que em apenas três dias já conta com mais de 400 mil assinaturas, mas site que hospeda o documento tem sofrido várias tentativas de ataques hackers.
Lançada na última terça-feira (26), a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!", divulgada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), já reuniu mais de 400 mil assinaturas até a manhã desta sexta-feira (29).
De acordo com um dos organizadores da iniciativa, o procurador-geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Thiago Pinheiro Lima, somente nos dois primeiros dias depois de lançado, o documento sofreu 2.340 tentativas de ataques hackers.
"Tentam invadir o sistema e tentam principalmente derrubar o site. Pelo que soubemos, colocaram nosso site na deep web e estão incentivando as pessoas a derrubar o site por lá. Eles estão usando palavras de baixo calão, xingamentos, agressões, e tentam se inscrever por outras pessoas, para depois deslegitimar a lista", contou o procurador ao G1.
Ainda de acordo com o G1, Pinheiro Lima afirmou que as tentativas de ataque já eram esperadas e, por esta razão, seus organizadores pensaram em mecanismos de segurança que funcionam 24 horas por dia para impedir que tai ataques acessem o sistema, conseguindo até mesmo rastrear as origens dos ataques para tomar providências legais cabíveis.
Ato de lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, em São Paulo, 7 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Notícias do Brasil
Datafolha: Lula mantém folga na liderança, com 47%; Bolsonaro tem 29%
A Faculdade de Direito da USP ressaltou por meio de uma nota que todas as tentativas de ataques hackers "estão sendo monitoradas pela equipe técnica da USP, bem como pela equipe técnica responsável pela coleta de assinaturas".
"Dessa forma, combatendo essas tentativas de invasão, a Faculdade de Direito da USP seguirá no recolhimento de novas adesões e no caminho da Defesa do Estado Democrático de Direito Sempre", disse a universidade.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала