Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após conversa entre Biden e Xi, Taiwan afirma que vai aprofundar parceria de segurança com EUA

© AP Photo / Chiang Ying-yingMilitar do Exército de Taiwan durante exercício
Militar do Exército de Taiwan durante exercício - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2022
Nos siga noTelegram
Taiwan planeja aprofundar ainda mais as relações com os EUA na área de segurança, informou nesta sexta-feira (29) o Ministério das Relações Exteriores da nação insular comentando a recente conversa entre os líderes dos Estados Unidos e da China.
Hoje a chancelaria de Taiwan divulgou um comunicado em seu site oficial relativamente à conversa telefônica entre o presidente chinês Xi Jinping e o líder dos EUA Joe Biden, que se realizou na quinta-feira (28) e onde foi levantada a questão de Taiwan.

"Continuaremos a aprofundar a estreita parceria de segurança entre Taiwan e os Estados Unidos, proteger conjuntamente a ordem internacional baseada em regras e promover a segurança no estreito de Taiwan, bem como a paz, estabilidade e prosperidade na região do Indo-Pacífico", diz o comunicado.

O Ministério das Relações Exteriores da ilha observou que o lado americano compartilhou com Taiwan o conteúdo da conversa imediatamente após a sua conclusão.
De acordo com a informação prestada pelos EUA à administração de Taiwan, Biden disse a Xi Jinping que a política dos EUA em relação a Taiwan permanece inalterada e salientou que os EUA se opõem firmemente a qualquer ação que altere unilateralmente o status quo ou que prejudique a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan.
Esta imagem combinada mostra o presidente dos EUA, Joe Biden, em Washington, 6 de novembro de 2021, e o presidente da China, Xi Jinping, em Brasília, Brasil, 13 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Panorama internacional
Em ligação com Biden, Xi cita Taiwan e alerta que 'aqueles que brincam com fogo só se queimam'
A conversa telefônica entre os presidentes da China e EUA foi realizada no contexto de relatos de uma possível visita a Taiwan de Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA.
Esses planos provocaram uma forte reação negativa de Pequim, mas a Casa Branca não comenta publicamente a possível viagem de Pelosi, deixando a ela a decisão de visitar ou não a ilha autogovernada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала