- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Datafolha: Lula mantém folga na liderança, com 47%; Bolsonaro tem 29%

© Folhapress / Marlene BergamoAto de lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, em São Paulo, 7 de maio de 2022
Ato de lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, em São Paulo, 7 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Nos siga noTelegram
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma vantagem de 18 pontos percentuais em intenções de voto sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), indica pesquisa do instituto Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (28).
Conforme noticiou o jornal Folha de S.Paulo, Lula aparece com 47% da preferência do eleitorado, contra 29% de Bolsonaro. Com relação ao levantamento anterior, de 23 de junho, o petista manteve o patamar, ao passo que o presidente oscilou positivamente um ponto percentual.
Os demais candidatos também permaneceram com percentuais parecidos com os da pesquisa anterior. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) continua com 8% das intenções de voto. Na sequência aparecem a senadora Simone Tebet (MDB), com 2%, o deputado André Janones (Avante, 1%), Pablo Marçal (PROS, 1%) e Vera Lúcia (PSTU, 1%).
Segundo o Datafolha, não chegaram a pontuar Luciano Bivar (União), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Felipe D'Avila (Novo), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB).
Sessão de orientações sobre o uso correto da urna eletrônica e a importância do voto - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Notícias do Brasil
Dúvidas sobre a urna eletrônica: como funciona o sistema?
Há ainda uma parcela que não escolheu nenhum candidato. Disseram que votariam em branco ou nulo 6% dos entrevistados, enquanto 3% afirmaram que não sabiam quem escolher.
Nesse cenário, considerando apenas os votos válidos, Lula chega a 52% e venceria as eleições já no primeiro turno, assim como na pesquisa anterior. Já Bolsonaro teria 32% dos votos válidos. Ciro Gomes e Simone Tebet teriam 9% e 2%, respectivamente.
A pesquisa foi realizada entre quarta-feira (27) e hoje (28) e tem margem de erro de dois pontos percentuais. O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 183 cidades.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são mencionados os nomes dos candidatos em disputa, Lula aparece com 38%, e Bolsonaro, com 26%. No levantamento anterior, Lula tinha 37%, e Bolsonaro, 27%.
As taxas indicam que os eleitores de ambos os candidatos, em sua maioria, estão com os votos consolidados.
Depois deles, Ciro tem 3%, e Tebet, apenas 1%. Nesse recorte, o instituto indicou que 26% não souberam escolher nenhum candidato — antes o percentual era de 27%.
Eleitor com criança no colo chega a uma cabine eleitoral para registrar seu voto (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2022
Notícias do Brasil
Quão confiáveis são as pesquisas eleitorais no Brasil?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала