Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia faz ameaça aos bancos ocidentais

© AP Photo / Jin LeePlaca de rua em Wall Street, nos Estados Unidos
Placa de rua em Wall Street, nos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2022
Nos siga noTelegram
Kiev terá como alvo líderes dos bancos JPMorgan Chase, Citigroup, HSBC, entre outros, segundo o assessor econômico de Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia.
Os líderes dos bancos ocidentais JPMorgan Chase, Citigroup e HSBC estão cometendo crimes de guerra ao continuar a financiar indiretamente o Estado russo, disse Oleg Ustenko, conselheiro econômico do presidente ucraniano.
Em entrevista à emissora CNBC, dos EUA, Ustenko anunciou que Kiev continua a coletar dados sobre bancos que acredita estarem financiando comerciantes de petróleo russo e planeja encaminhar suas queixas ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

"Em nossa lógica, todos que estão financiando esses criminosos de guerra [da Rússia], que estão fazendo essas coisas terríveis na Ucrânia, estão cometendo crimes de guerra", disse Oleg Ustenko.

De acordo com o funcionário do governo ucraniano, Kiev não perseguirá os próprios bancos, mas seus líderes e gerentes.
Ustenko já havia pedido aos chefes de vários grandes bancos ocidentais que cortassem relações com empresas que comercializam petróleo russo e vendessem todas as suas ações em empresas russas de petróleo e gás, como Rosneft e Gazprom.
Muralhas do Kremlin junto ao rio Moscou em Moscou, Rússia, foto publicada em 22 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Panorama internacional
Abalando o Ocidente, sanções não deixaram a economia da Rússia isolada, diz mídia
O assessor de Zelensky acusa os CEOs do JPMorgan Chase, HSBC, Citigroup e outras instituições financeiras de "prolongar" o conflito ucraniano e os advertiu de que seriam impedidos de participar da reconstrução da Ucrânia.
O consultor econômico teria enfatizado que os braços de gestão de ativos do HSBC e do Credit Agricole ainda detêm ações da Gazprom e da Rosneft, enquanto o Citigroup supostamente fornece linhas de crédito a outro gigante russo de petróleo e gás, o Lukoil.
Kiev acredita que o JPMorgan Chase detém participações no maior banco estatal da Rússia, o Sberbank, bem como na Gazprom e na Rosneft.
Ustenko disse que o Ministério da Justiça da Ucrânia pretende processar esses bancos no TPI, que não pode investigar ou processar governos ou corporações, mas pode visar indivíduos dessas organizações.
Bandeiras da União Europeia - Sputnik Brasil, 1920, 14.07.2022
Panorama internacional
UE afirma que pode descongelar ativos do Banco Central da Rússia em troca da recuperação da Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала