Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Manifestantes invadem Parlamento do Iraque, na Zona Verde de Bagdá

© AFP 2022 / Ahmad al-RubayeParlamento do Iraque (foto de arquivo)
Parlamento do Iraque (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2022
Nos siga noTelegram
Um grupo de manifestantes foi às ruas de Bagdá nesta quarta-feira (27), avançou pela Zona Verde e invadiu o Parlamento do Iraque. A mobilização se deu contra a nomeação de Mohammed Shia al-Sudani para o cargo de primeiro-ministro do país.
A mobilização iniciada nesta quarta avançou pela Zona Verde de Bagdá e tomou o Parlamento com centenas de pessoas. Não havia congressistas no local no momento em que o grupo entrou no prédio, segundo a rede Al Jazeera.
Apenas forças de segurança estavam na sede do Poder Legislativo e permitiram a manifestação.
A galeria do Parlamento iraquiano está cheia de manifestantes
Manifestantes no Iraque invadiram o prédio do Parlamento do país.
Os manifestantes também estão na "zona verde" de Bagdá.
O atual primeiro-ministro, Mustafa al-Kadhimi, cobrou que os manifestantes "saiam imediatamente" da Zona Verde e pediu que os policiais atuassem para "proteger as instituições do Estado e as missões estrangeiras e para prevenir qualquer dano à segurança e à ordem".
O grupo se opõe à nomeação de Mohammed Shia al-Sudani para a sucessão de Kadhimi e está ligado ao líder xiita Moqtada al-Sadr. Sudani é apoiado pela aliança Quadro de Coalizão, que é majoritária no Parlamento e reúne partidos xiitas próximos ao Irã.
Os manifestantes apoiados por Moqtada al-Sadr estão usando um caminhão basculante para derrubar as paredes em T que protegem a Zona Verde em Bagdá.
Manifestantes entram na Zona Verde de Bagdá
A Zona Verde data da ocupação do Iraque pelos EUA nos anos 2000, quando as forças norte-americanas responsáveis ​​pela derrubada do líder iraquiano Saddam Hussein enfrentaram uma poderosa insurgência doméstica.
Protestos em Ancara, na Turquia, em 27 de julho de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2022
Panorama internacional
Dois drones armados foram lançados perto de base turca no Iraque
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала