Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Acordo alimentício' pode ser modelo de solução para crise energética, diz MD turco

© Sputnik / Maksim DurnevDelegações da Rússia e da Ucrânia durante cerimônia oficial de abertura do Centro de Coordenação de Exportação de Grãos
Delegações da Rússia e da Ucrânia durante cerimônia oficial de abertura do Centro de Coordenação de Exportação de Grãos - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2022
Nos siga noTelegram
O centro de coordenação para observação da implementação do "acordo alimentício" começou oficialmente a funcionar em Istambul, segundo correspondentes da Sputnik que estão no local.
O Ministério da Defesa turco declarou que, no momento, não há necessidade de realizar o processo de desminagem no mar Negro para o tráfego de embarcações.
"Se houver necessidade de desminagem, o planejamento será realizado por acordo mútuo entre as partes. Mas no momento isso não é necessário", afirmou o MD turco.
Segundo o MD turco, mais de 25 milhões de toneladas de grãos deverão ser transportados pelo corredor de grãos.
"O documento assinado pelas partes terá validade de 120 dias e será prorrogado caso as partes não exijam sua revogação", informaram as autoridades turcas.
De acordo com o MD turco, o acordo alimentício pode ser um modelo para resolução da crise energética.
"O acordo também pode se tornar um modelo para resolver a crise energética causada pela situação na Ucrânia", declararam as autoridades turcas durante a cerimônia oficial de abertura do Centro de Coordenação de Exportação de Grãos.
A cerimônia oficial de abertura ocorreu nesta quarta-feira (27) na Universidade do Ministério da Defesa da Turquia em Istambul, onde aproximadamente 200 jornalistas acompanharam o evento.
Em 22 de julho, em Istambul foram assinados documentos sobre o levantamento das restrições ao fornecimento de produtos russos para exportação e sobre a assistência russa na exportação de grãos ucranianos.
O acordo, firmado pela Rússia, Turquia, Ucrânia e ONU, envolve a exportação de grãos, alimentos e fertilizantes ucranianos através do mar Negro a partir de três portos, incluindo o de Odessa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала