China projeta reator nuclear para drones submarinos com alcance de 10.000 km

© AP Photo / Mark SchiefelbeinSubmarino chinês Type 094A
Submarino chinês Type 094A - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2022
Nos siga noTelegram
Uma equipe de cientistas chineses apresentou o projeto conceitual de um pequeno reator nuclear para drones submarinos, de baixo custo, que terá alcance de 10 mil quilômetros.
Conforme o jornal South China Morning Post, os especialistas planejam criar uma versão reduzida e mais barata do drone submarino russo Poseidon, equipado com um reator nuclear.
"Graças à sua alta flexibilidade e baixo custo, este veículo submarino não tripulado e propulsado com energia nuclear pode ser usado como uma força convencional, assim como um submarino nuclear de ataque, em vez de um míssil nuclear", afirmou Guo Jian, cientista do Instituto Chinês de Energia Atômica.
O reator poderá ser instalado em torpedos para manter uma velocidade de cruzeiro de mais de 30 nós (56 km/h) por 200 horas.
Drone chinês Wing Loong - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2022
China testa com sucesso drone de guerra eletrônica FH-95
O jornal ainda ressalta que o reator gerará mais de 1,4 megawatts de calor com menos de quatro quilos de urânio de baixa concentração.
Estima-se que ele também será capaz de operar por até 400 horas, permitindo deslocar um torpedo por mais de 10 mil quilômetros de qualquer submarino ou navio.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала