Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

Anvisa cria comitê de emergência para varíola dos macacos

© Foto / geraltRepresentação abstrata do vírus causador da varíola dos macacos (imagem de referência)
Representação abstrata do vírus causador da varíola dos macacos (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2022
Nos siga noTelegram
Nesta quarta-feira (27), o Brasil atingiu a marca de 978 casos da doença. A maioria dos casos (744) foi registrada em São Paulo e no Rio de Janeiro (117).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta-feira (27) que vai criar um comitê de emergência para acelerar ações de combate à varíola dos macacos.
Segundo informou a agência, o comitê tem como foco "o desenvolvimento e as ações que envolvem pesquisas clínicas e autorização de medicamentos e vacinas". A ideia é que áreas técnicas de pesquisa clínica, de registro, de boas práticas de fabricação, de farmacovigilância e de terapias avançadas atuem em processo colaborativo, inclusive com os profissionais de saúde e a comunidade científica.
Símbolo de perigo biológico - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2022
Panorama internacional
Comissão russa investigará laboratórios biológicos dos EUA na Nigéria, onde surgiu varíola do macaco
Nesta quarta-feira, o Brasil atingiu a marca de 978 casos da doença. A maioria dos casos (744) foi registrada em São Paulo e no Rio de Janeiro (117). Na última terça-feira (26), a líder técnica para varíola dos macacos da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, em coletiva de imprensa, que "a situação do Brasil é preocupante" por conta do significativo número de casos.
Segundo noticiado pelo UOL, ao redor do mundo já são mais de 18 mil casos da doença, em 78 países. A doença é transmitida por meio de contato direto com fluidos corporais de infectados. Em 95% dos casos, a suspeita é que a contaminação se deu por transmissão sexual. Nesta semana, a OMS classificou a doença como uma emergência de saúde global.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que é preciso "reduzir os riscos de exposição" e orientou as pessoas a reduzirem o número de parceiros sexuais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала