Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia renova contratos de fornecimento de gás da Rússia

© Sputnik / Maksim DurnevBandeiras da Rússia e da Turquia antes de reunião do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, com seu homólogo turco, Hulusi Akar, em Istambul, 22 de julho de 2022
Bandeiras da Rússia e da Turquia antes de reunião do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, com seu homólogo turco, Hulusi Akar, em Istambul, 22 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2022
Nos siga noTelegram
O ministro de Energia e Recursos Naturais da Turquia, Fatih Donmez, anunciou nesta terça-feira (26) a decisão de renovar contratos de fornecimento de gás com a Rússia.
A renovação dos contratos de Ancara com Moscou vai na contramão da decisão da União Europeia (UE) de reduzir a demanda de gás russo em 15%. Apesar de fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e buscar a adesão à UE há décadas, a Turquia segue fora do bloco europeu. Certos países da União Europeia estão isentos desse compromisso de redução obrigatória da demanda de gás da Rússia.

"Nossos principais fornecedores são Rússia, Azerbaijão e Irã. Renovamos os contratos que expiraram no novo período", disse Donmez ao canal A Haber.

Ancara pretende garantir a segurança do abastecimento de gás no país e espera não enfrentar problemas no fornecimento de energia durante o inverno.
Nesta terça-feira (26), o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, anunciou um pacto para transporte de combustíveis através do mar Negro — aos moldes do acordo selado entre a Rússia, a Ucrânia, a Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU).
O plano de transporte de combustíveis, por sua vez, ainda está sob elaboração em Ancara.
Bandeiras da Turquia, Rússia, ONU e Ucrânia durante assinatura do acordo de grãos em Istambul, 22 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2022
Panorama internacional
Rússia firma 'pacto alimentar' com Turquia e ONU sobre retirada de grãos ucranianos do mar Negro
Na semana passada, Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU assinaram um acordo que prevê a retirada dos grãos ucranianos, bem como de alimentos e fertilizantes russos, através do mar Negro a partir de três portos, entre os quais o de Odessa.
No sábado (23), representantes da Turquia, Rússia, Ucrânia e Nações Unidas começaram a trabalhar no centro de coordenação conjunta, com sede em Istambul, para exportações de alimentos e grãos para os mercados globais logo em seguida à assinatura do acordo.
O pacto alimentar, firmado em Istambul na última sexta-feira (22), deve promover a redução dos preços no mercado alimentar global, acredita a presidente da Associação de Fornecedores de Grãos da Turquia, Gulfem Eren.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала