Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU trabalha com EUA sobre recusa de visto ao alto funcionário russo do setor cibernético

© AP Photo / Adam RountreeArquivo: as bandeiras dos países-membros tremulam do lado de fora do prédio da Assembleia Geral na sede das Nações Unidas, em Nova York, EUA, 13 de setembro de 2005
Arquivo: as bandeiras dos países-membros tremulam do lado de fora do prédio da Assembleia Geral na sede das Nações Unidas, em Nova York, EUA, 13 de setembro de 2005 - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2022
Nos siga noTelegram
A ONU está em contato próximo com os Estados Unidos sobre a questão de vistos para delegações para eventos da ONU, inclusive sobre a recusa de Washington em emitir um visto para um alto funcionário da Rússia no setor cibernético, disse o porta-voz da ONU Farhan Haq à Sputnik, nesta terça-feira (26).
"O secretário-geral e outros altos funcionários da ONU permanecem em contato próximo com o país anfitrião e com as relativas missões da ONU, incluindo a Federação Russa, à respeito das questões sob o Acordo de Sede ONU-EUA. Nos envolvemos proativamente com a Missão dos EUA sobre vistos para delegações para as próximas reuniões da ONU na Sede pra colaborar com a Missão em casos específicos que são trazidos à nossa atenção", disse Haq.
A ONU está fazendo o mesmo no caso do diretor do Departamento de Segurança da Informação Internacional do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Krutskikh, acrescentou.
Krutskikh deveria participar da reunião da ONU sobre segurança da informação e tecnologia, mas os Estados Unidos lhe recusaram o visto. A sessão foi realizada na sede da ONU desde segunda-feira (25). O primeiro vice-representante da Federação Russa na ONU, Dmitry Polyansky, pediu anteriormente ao secretariado da ONU que tome medidas para resolver esta situação e protestou fortemente contra a decisão de Washington.

"Tornamos do conhecimento das autoridades dos EUA nosso forte protesto [à decisão]", disse Polyansky. "Pedimos ao Secretariado da ONU que tome medidas concretas para a resolução desta situação inaceitável. Esperamos que a liderança da organização resolva a situação."

Os EUA se recusaram a conceder um visto a Krutskikh por uma "questão de princípios", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres fala sobre esforços de paz enquanto é assistido por Carlos França, chanceler que preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas, em 12 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2022
Panorama internacional
Sob presidência do Brasil, Conselho de Segurança da ONU convoca reunião sobre Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала