Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OMS afirma que situação do Brasil com varíola dos macacos 'é preocupante'

© AFP 2022 / Fabrice CoffriniBandeira da Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua sede em Genebra em meio ao surto de coronavírus COVID-19
Bandeira da Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua sede em Genebra em meio ao surto de coronavírus COVID-19 - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2022
Nos siga noTelegram
A grande parte dos casos, no Brasil, está concentrada no estado de São Paulo. Para presidente do Conselho Nacional de Secretários da Saúde, resposta brasileira à doença é "protocolar e insuficiente".
Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (26), Rosamund Lewis, líder técnica para varíola dos macacos da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse que "a situação do Brasil é preocupante", de acordo com o jornal Valor Econômico.
"É muito preocupante para países como o Brasil [...] reportando um número significativo de casos [de varíola dos macacos]", afirmou.
Até o momento, o país conta com 813 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde. O saldo representa um incremento de 33% em comparação à última sexta-feira (22), quando havia 607 diagnósticos confirmados em todo o país.
A maior parte dos casos se concentram no estado de São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta segunda-feira (25) que o estado já registrou 590 diagnósticos da doença, relata a Folha de São Paulo.
A líder técnica da OMS também chamou atenção para problemas de testagem que podem afetar o país. "O que é [...] importante é o acesso aos testes", declarou.
No sábado (23), a organização anunciou que o vírus é considerado emergência pública de preocupação global.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, discursa no dia de abertura da 75ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, em 22 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2022
Panorama internacional
OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global
Também hoje (26), o presidente da Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), Nésio Fernandes, apontou que a resposta do país à nova doença é "protocolar" até agora e pode se tornar "insuficiente" nos próximos meses.
"Na nossa avaliação, o Brasil corre o risco de repetir os erros cometidos no começo da pandemia de COVID-19", alertou Fernandes citado pela BBC Brasil.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала