Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

NASA exibe 'abraço' em estrela rejeitada 20 vezes maior que o Sol (FOTO)

© Foto / geraltExplosão estelar (imagem de referência)
Explosão estelar (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2022
Nos siga noTelegram
A estrela Zeta Ophiuchi teve um passado complicado, sendo provavelmente ejetada de sua origem por uma poderosa explosão estelar.
Esta estrela, 20 vezes maior que o Sol, está localizada a aproximadamente 440 anos-luz da Terra, e evidências apontam que anteriormente ela viajou em órbita próxima de outra estrela a aproximadamente 160 mil quilômetros por hora, contudo, sua companheira foi destruída por uma explosão de supernova há mais de um milhão de anos.
Recentemente, a NASA revelou uma grande onda de choque, representada pelas cores verde e vermelha, formada por matéria expelida para longe da superfície da estrela e colidindo com gás em seu caminho.
© Foto / Raio-X: NASA/CXC/Instituto de Estudos Avançados de Dublin/S. Green Infravermelho: NASA/JPL/Spitzer A estrela Zeta Ophiuchi teve um passado complicado, sendo provavelmente ejetada de sua origem por uma poderosa explosão estelar
A estrela Zeta Ophiuchi teve um passado complicado, sendo provavelmente ejetada de sua origem por uma poderosa explosão estelar - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2022
Uma equipa de astrônomos do Instituto de Estudos Avançados de Dublin, na Irlanda, criou os primeiros modelos gráficos detalhados da onda de choque para tentar explicar os dados obtidos em diferentes comprimentos de onda, incluindo observações de raios X, ópticas, infravermelhas e de rádio.
A nova apresentação ajuda a contar um pouco mais da história desta estrela fugitiva.
Feed de notícias