Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan revela situação difícil que terá independentemente de Pelosi viajar à ilha ou não

© AFP 2022 / Sam YehGuardas de honra segurando bandeira taiwanesa durante cerimônia em Taipé, Taiwan, 4 de junho de 2022
Guardas de honra segurando bandeira taiwanesa durante cerimônia em Taipé, Taiwan, 4 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2022
Nos siga noTelegram
Fontes indicaram ao jornal Financial Times que se a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA a Taiwan for cancelada, a segurança da ilha será minada, mas também não veem como evitar isso.
Taiwan está preocupado que a relutância da Casa Branca em permitir uma visita a Taipé de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, pode comprometer ainda mais a segurança da ilha, escreveu na segunda-feira (25) o jornal Financial Times (FT).
O jornal citou fontes de segurança taiwanesas como dizendo que a ilha está presa entre o risco de Pequim "punir" Taipé por receber Pelosi e o risco de Washington cancelar a viagem, abrindo a porta para a China ter uma palavra a dizer nas relações EUA-Taiwan. É planejado que Pelosi visite a ilha em agosto.
"Se a visita for cancelada, isso significa que as táticas de intimidação da China funcionam. Isso terá um efeito desencorajador, pois os outros evitarão se engajar conosco", argumentou uma das fontes.
As fontes do FT mencionaram que também estavam preocupadas que Pequim pudesse retaliar se Pelosi prosseguisse com sua viagem. Elas acrescentaram que Joe Biden, presidente dos EUA, deverá fazer um telefonema ao seu homólogo chinês Xi Jinping no futuro próximo, "e talvez eles [funcionários da Casa Branca] estejam ansiosos que nada a interrompa [a conversa]".
Ex-primeiro-ministro australiano Paul Keating na cerimônia de lançamento do seu livro, Casa da Ópera de Sydney, 10 de agosto de 2006 - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2022
Panorama internacional
Ex-premiê australiano critica visita de Pelosi a Taiwan e alerta sobre 'consequências catastróficas'
"Sabemos que a administração Biden gostaria de melhorar os laços comerciais [com a China], e talvez eles não queiram que isso seja desestabilizado por uma visita de Pelosi", segundo um informante interno.
As fontes também contaram ao jornal que a administração Biden não discutiu com o governo taiwanês suas considerações sobre a visita planejada de Pelosi.
"Muitas discussões são bastante especulativas e hipotéticas. Não tivemos muitas informações da administração Biden", afirmaram eles.
Na última semana vários funcionários da administração Biden têm chamado a Nancy Pelosi não viajar a Taiwan, com Pequim também advertindo contra a iniciativa, que diz poder aumentar as tensões no estreito de Taiwan e levar a uma resposta militar.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала