Submarino nuclear russo Belgorod pode abrir terreno para nova Guerra Fria nos oceanos, diz analista

© Sputnik / Sevmash / Abrir o banco de imagensSubmarino nuclear russo de classe Borei (foto de arquivo)
Submarino nuclear russo de classe Borei (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2022
Nos siga noTelegram
O submarino nuclear russo de propósito especial Belgorod (Projeto 09852) pode preparar terreno para uma nova Guerra Fria nos oceanos, escreve Brad Lendon, analista da CNN.
Se o Belgorod conseguir adicionar com êxito novas capacidades à frota russa, isso poderá na próxima década preparar o cenário para um retorno às cenas da Guerra Fria por baixo do oceano com submarinos dos EUA e russos a rastrearem e perseguir uns aos outros em confrontos tensos, escreve a emissora.
O artigo aponta que, de mais de 184 metros de comprimento, Belgorod é atualmente o submarino mais comprido em serviço – mais longo do que os submarinos balísticos e de mísseis guiados da classe Ohio da Marinha dos EUA que têm 171 metros.
De acordo com um relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA (CRS, na sigla em inglês) referido pelo autor do artigo, o submarino russo pode transportar até oito complexos nucleares subaquáticos Poseidon.
Submarino russo Belgorod, lançado à água em 23 de abril de 2019 ano - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2022
Marinha da Rússia recebe 1º submarino portador de drones subaquáticos nucleares Poseidon
Drones subaquáticos nucleares Poseidon são armas de retaliação desenvolvidas para atacar um inimigo após um ataque nuclear contra a Rússia.

Em março, o especialista naval e de submarinos H. I. Sutton escreveu que "este 'megatorpedo nuclear' é único na história mundial". "Poseidon é uma categoria de armas completamente nova. Ela vai remodelar o planejamento naval tanto na Rússia como no Ocidente levando [ao desenvolvimento] de novos requisitos e novos meios para combater essa arma", acrescentou ele.

No início do mês, a empresa de construção naval Sevmash entregou submarino Belgorod, o primeiro portador de drones nucleares Poseidon à Marinha da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала