Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia frustra operação da Ucrânia e da OTAN de sequestro de seus aviões militares

© Sputnik / Pavel BednyakovCaça russo Su-30 no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, 21 de julho de 2021
Caça russo Su-30 no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, 21 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2022
Nos siga noTelegram
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo) informou ter frustrado uma operação da inteligência militar ucraniana, sob a supervisão dos serviços especiais dos países da OTAN, para sequestrar aviões de combate russos.
"O Serviço Federal de Segurança da Federação da Rússia revelou e frustrou uma operação do Departamento Principal da Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, supervisionado pelos serviços secretos da OTAN sobre, de sequestro de aeronaves militares das Força Aeroespacial da Rússia", lê-se em declaração do FSB.

“Agindo em nome da liderança política de seu país, membros da inteligência militar ucraniana tentaram aliciar pilotos militares russos em troca de pagamentos em dinheiro e garantias de obtenção da cidadania de um dos países da União Europeia. [Tentaram] induzi-los a levar aeronaves para aeródromos controlados pelas Forças Armadas da Ucrânia”, ressalta o comunicado.

Os agentes dos serviços secretos ucranianos envolvidos nesta operação e seus cúmplices foram identificados, aponta o FSB.
De acordo um vídeo publicado pelas autoridades russas, agentes ucranianos tentaram subornar pilotos russos oferecendo até US$ 2 milhões (cerca de R$ 11 milhões) para sequestrar aviões Su-24, Su-34 ou Tu-22. Informa-se também que a União Europeia (UE) foi notificada sobre o plano e que garantiria sua segurança se a operação tivesse sido bem-sucedida.
Vladimir Zelensky, presidente ucraniano, dá boas-vindas a delegação dos EUA em Kiev, Ucrânia, 23 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.07.2022
Panorama internacional
Mídia: EUA poderiam enviar conselheiros militares e até tropas para a Ucrânia
Ao mesmo tempo, de acordo com o FSB, um oficial ucraniano revelou durante uma chamada telefônica que um grande número de sistemas de defesa antiaérea portáteis estão concentrados nas cidades ucranianas.

De acordo com informações divulgadas pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia, a inteligência militar ucraniana, durante os preparativos para sequestrar uma aeronave russa revelou ela mesma à Rússia a localização dos sistemas de defesa antiaérea e dos aeródromos da Ucrânia.

O FSB informa ainda que os serviços secretos do Reino Unido era quem prestava o principal apoio à Ucrânia na operação para sequestrar aviões militares russos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала