Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte acusa EUA de 'terrorismo biológico' e cita laboratórios na Ucrânia, diz mídia local

© Sputnik / Kirill Braga / Abrir o banco de imagensSímbolo de perigo biológico (foto de arquivo)
Símbolo de perigo biológico (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2022
Nos siga noTelegram
No domingo (24), a Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de "terrorismo biológico", apontando a realização de experimentos usando patógenos perigosos no território da Ucrânia e a disseminação de doenças infecciosas.
A informação foi divulgada pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês).

"Os EUA são patrocinadores viciosos do terrorismo biológico [...], eles criaram muitos laboratórios biológicos em dezenas de países e regiões, incluindo a Ucrânia", disse a agência, acusando Washington de acelerar o desenvolvimento de armas bioquímicas que ameaçam a vida e a segurança da humanidade.

Segundo a KCNA, a distribuição desses laboratórios dos EUA pelo mundo corresponde a surtos de diversas doenças que foram registrados nos últimos anos. Esses locais estariam principalmente próximos de Estados com posições contrárias a Washington.
A Coreia do Norte, porém, ressaltou que não é "fortuito" atribuir a pandemia de COVID-19 aos EUA, pois isso "confunde a comunidade internacional".
© Foto / PixabayAmostras em um laboratório (imagem ilustrativa)
Imagem ilustrativa de amostras em um laboratório - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2022
Amostras em um laboratório (imagem ilustrativa)
Em fevereiro, o Ministério da Defesa da Rússia descobriu a existência de 30 laboratórios biológicos militares financiados pelos EUA na Ucrânia que seriam parte de uma rede global. Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que há "descobertas" sobre laboratórios norte-americanos em Donbass que apontam para violações de convenções internacionais.
Em 9 de junho, o próprio Departamento de Defesa dos EUA disse que Washington ajudou a fornecer apoio a 46 laboratórios biológicos na Ucrânia com o objetivo de melhorar a segurança biológica e monitorar doenças.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала