Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Assessor de líder iraniano compara políticas da Rússia e dos EUA

© AP Photo / Hussein MallaAli Akbar Velayati, assessor político do líder supremo iraniano.
Ali Akbar Velayati, assessor político do líder supremo iraniano. - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2022
Nos siga noTelegram
A Rússia conduz políticas internacionais mais sensatas que as do Ocidente, liderado pelos EUA, afirmou em uma entrevista à edição iraniana Kayhan o assessor do líder supremo do Irã, Ali Akbar Velayati.
Segundo o político, Moscou e Pequim atuam como aliados do Irã, tendo tomado várias vezes o lado iraniano no confronto com os países ocidentais.
"Na verdade, nem a Rússia nem a China nunca assinaram conosco nenhum tratado de amizade ou irmandade, atuando, como todos, de acordo com os seus próprios interesses, mas é óbvio que as suas políticas são mais sensatas que as do Ocidente", disse.
Conforme o assessor, os países do Oriente têm reforçado seriamente as suas posições. Os exemplos mais relevantes são a Rússia, a Índia e a China.

"Agora na Ásia estão se formando três centros de poder importantes: o Irã, a Rússia e a China, que estão conduzindo políticas independentes, resistindo à ideologia de expansão e de mundo unipolar promovida pelo Ocidente e os EUA", salientou o assessor do líder iraniano.

Na entrevista, Velayati também destacou a importância de aprofundar as relações com Moscou.
Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin, junto com os líderes do Irã e da Turquia, participou da cúpula trilateral sobre a Síria, realizada em Teerã. Além disso, o líder russo realizou negociações com os seus homólogos iraniano e turco, além de se encontrar com o chefe de Estado iraniano, Ali Khamenei.
O presidente russo, Vladimir Putin, participa de coletiva de imprensa após encontro em Teerã, Irã, 19 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2022
Panorama internacional
Putin lançou mensagem importante para Ocidente com reunião em Teerã, diz mídia alemã
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала