Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Foreign Policy compara resultados das viagens de Putin e Biden ao Oriente Médio

© AP Photo / Mandel NganJoe Biden, presidente dos EUA (centro à esquerda), e Mohammed bin Salman Al Saud, príncipe herdeiro saudita (centro à direita), em um hotel de Jeddah, Arábia Saudita, 16 de julho de 2022
Joe Biden, presidente dos EUA (centro à esquerda), e Mohammed bin Salman Al Saud, príncipe herdeiro saudita (centro à direita), em um hotel de Jeddah, Arábia Saudita, 16 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2022
Nos siga noTelegram
As viagens dos presidentes da Rússia e dos EUA, Vladimir Putin e Joe Biden, ao Oriente Médio mostraram que os países da região apoiam Moscou na questão da formação de um mundo multipolar, escreve a revista Foreign Policy.
Na opinião dos autores do artigo, o périplo do líder norte-americano pelos países do Oriente Médio não teve grande sucesso.
Os resultados modestos da visita de Biden à região mostram que os principais jogadores regionais, especialmente do golfo Pérsico, não querem romper as relações com a Rússia e a China. Conforme aponta a matéria, Moscou tem objetivos comuns com quase todos os parceiros de Washington na região, desde os altos preços dos recursos energéticos até a formação de um mundo multipolar.
Ressalta-se que Biden não conseguiu forçar o príncipe herdeiro da Arábia Saudita Mohammad bin Salman a agir na questão do aumento da produção de petróleo.

"Agora os sauditas têm interesses muito mais convergentes com os dos russos relativamente ao preço do petróleo, do que com os Estados Unidos no âmbito da segurança regional", escreve o FP.

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan (à esquerda), o presidente iraniano, Ebrahim Raisi (no centro), e o presidente russo, Vladimir Putin, após a Cúpula Trilateral de Líderes dos Estados-Garantes do processo de resolução da crise síria em Teerã, 19 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2022
Panorama internacional
Pior que bloco soviético: analista alerta para criação de nova aliança após visita de Putin ao Irã
Os observadores chamaram o líder russo de "jogador hábil" no Oriente Médio e notaram que sua visita a Teerã confirma que Moscou tem parceiros interessados em cooperar na região.
Recentemente, Vladimir Putin participou, junto com os líderes da Turquia e Irã, da Cúpula Trilateral de Líderes dos Estados-Garantes do processo de resolução da crise síria, organizada em Teerã. Além disso, o mandatário russo realizou negociações com os homólogos iraniano e turco e se reuniu com o líder supremo do Irã, Ali Khamenei.
Na semana passada, Joe Biden visitou os países do Oriente Médio. No final de sua viagem à Arábia Saudita, ele declarou que espera o crescimento das entregas de petróleo. Mesmo assim, os ministros do país afirmaram que vão tomar as decisões políticas em conformidade com a lógica do mercado e no quadro da OPEP, que abrange também a Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала