Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-ministro polonês critica embargo ao carvão russo: 'Decisão imprudente'

CC BY 2.0 / Flickr.com / Hauke Musicaloris / Usina elétrica de carvão, em imagem referencial (foto de arquivo)
Usina elétrica de carvão, em imagem referencial (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2022
Nos siga noTelegram
A Polônia enfrentará problemas para aquecer casas neste inverno devido a um embargo ao carvão russo, disse o ex-ministro da Economia polonês Janusz Steinhoff ao site Wirtualna Polska.
"A decisão de impor um embargo ao carvão russo foi tomada quase da noite para o dia, de forma irrefletida e imprudente", disse Steinhoff.
Ele lembrou que membros da União Europeia também decidiram bloquear a importação de carvão da Rússia, mas somente a partir de 15 de agosto. Segundo o ex-ministro, a decisão de Varsóvia faria sentido se fosse tomada em conjunto com a UE.

"Nós estamos expondo a grandes perdas nossos empresários envolvidos na importação de carvão e, claro, aqueles que usam carvão para aquecimento de casas", criticou.

A Polônia proibiu completamente a importação de carvão da Rússia, afetando drasticamente o preço e a disponibilidade do recurso no mercado. Atualmente, o custo de uma tonelada de carvão com fornecedores privados já atingiu a marca de aproximadamente US$ 640 (R$ 3.519).
© Sputnik / Alexey Vitvitsky / Abrir o banco de imagensPrimeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki
Primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2022
Primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki. Foto de arquivo
Com isso, o Ministério do Meio Ambiente da Polônia cancelou por 60 dias os requisitos para a qualidade do carvão usado para aquecimento. O primeiro-ministro do país, Mateusz Morawiecki, já admitiu que, em breve, os poloneses sofrerão com a indisponibilidade do recurso.
Desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, os Estados Unidos e seus aliados iniciaram a aplicação de sanções contra Moscou. Entre as medidas estão restrições econômicas às reservas internacionais russas e a suas exportações de petróleo, gás, carvão, aço e ferro.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, aguarda o início de reunião semanal de gabinete, em Berlim, 13 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2022
Panorama internacional
Fracasso das sanções: Alemanha anuncia resgate bilionário a seu maior importador de gás
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала