Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China reitera alerta aos EUA sobre viagem de Pelosi e cita resposta militar, diz Financial Times

© AFP 2022 / Nathan HowardA presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, realiza sua coletiva de imprensa semanal no Capitólio dos EUA em 21 de julho de 2022 em Washington
A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, realiza sua coletiva de imprensa semanal no Capitólio dos EUA em 21 de julho de 2022 em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2022
Nos siga noTelegram
Nos últimos dias Pequim já alertou que poderia tomar medidas caso a autoridade norte-americana de alto escalão visitasse Taipé. No entanto, agora direcionou seus alertas de forma privada ao governo Biden e com palavras mais duras.
A China reiterou seus alertas ao governo Biden sobre a possível visita da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan, mas dessa vez de forma privada e mais severa, de acordo com o The Financial Times.
Seis pessoas familiarizadas com os alertas chineses, e citadas pela mídia, disseram que eles eram significativamente mais fortes do que as ameaças que Pequim fez no passado quando estava descontente com as ações ou políticas dos EUA em Taiwan.
Ao mesmo tempo, várias outras pessoas ligadas à situação afirmaram que a retórica privada foi ainda mais longe ao sugerir uma possível resposta militar, afirma o jornal.
O gigante asiático já havia ameaçado Washington publicamente com "medidas fortes" se Pelosi prosseguir com a visita, mas uma pessoa disse ao jornal que a China expressou "a mais forte oposição" à viagem da presidente da Câmara em particular do que antes.
Na terça-feira (20), foi anunciado que Pelosi planeja visitar Taiwan em agosto, depois que sua ida à ilha foi cancelada em abril devido a seu teste positivo para COVID-19, conforme noticiado.
A presidente da Câmara dos EUA, deputada Nancy Pelosi (Partido Democrata da Califórnia) fala durante evento de imprensa sobre direitos reprodutivos em frente ao Capitólio dos EUA, Washington, DC, 15 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2022
Panorama internacional
Pelosi pode desencadear crise 'mais séria' no estreito de Taiwan arriscando laços China-EUA
A mídia também relata que várias pessoas informaram que a Casa Branca estava tentando avaliar se a China estava fazendo ameaças sérias ou se engajando em uma tentativa de pressionar Pelosi a abandonar sua viagem.
O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, e outros altos funcionários do Conselho de Segurança Nacional se opõem à viagem por causa do risco de escalada de tensão no estreito de Taiwan, comenta o Financial Times.
Caça chinês J-16 - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2022
Panorama internacional
China conduz exercícios de combate perto de Taiwan em meio a visita de senador dos EUA à ilha
Na quarta-feira (13), o presidente norte-americano, Joe Biden, disse que planeja falar com o líder chinês, Xi Jinping, até o final do mês. Biden pareceu lançar dúvidas sobre a viagem de Pelosi a Taiwan.
"Acho que os militares acham que não é uma boa ideia no momento, mas não sei qual é o status disso", disse Biden a repórteres citado pela Reuters.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала