Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã: estamos prontos para estabelecer 'laços diplomáticos normais e políticos' com Arábia Saudita

© AP Photo / Mahesh Kumar AO ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, cumprimenta os devotos muçulmanos depois de oferecer orações de sexta-feira na Mesquita de Meca durante sua visita a Hyderabad, Índia, 10 de junho de 2022
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, cumprimenta os devotos muçulmanos depois de oferecer orações de sexta-feira na Mesquita de Meca durante sua visita a Hyderabad, Índia, 10 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2022
Nos siga noTelegram
Ministério das Relações Exteriores iraniano disse que está preparado para que as negociações com os sauditas entrem no "mais alto nível político".
Após seis anos do rompimento das relações, Teerã e Riad estão prontos para levar as negociações de reconciliação para um nível mais alto, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, nesta sexta-feira (22).

"Foram feitos progressos nestas negociações", afirmou Amir-Abdollahian acrescentando que espera que o diálogo com Riad leve a "laços diplomáticos normais entre a Arábia Saudita e a República Islâmica do Irã", segundo o The Times of Israel.

Desde abril do ano passado, o Iraque sediou cinco rodadas de negociações entre os governos saudita e iraniano que, historicamente, apoiam lados opostos em vários conflitos no Oriente Médio.
No entanto, o chefe da diplomacia iraniana disse que recebeu uma mensagem de seu homólogo iraquiano, Fuad Hussein, informando que "o lado saudita está pronto para levar as negociações para o nível político e público", relata a mídia.
Príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman (c) acompanha o primeiro-ministro iraquiano Mustafa al-Kadhimi (d) em Riad, na Arábia Saudita, dias antes da reunião entre oficiais sauditas e iranianos em Bagdá, Iraque. Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2021
Notícias do Brasil
Quais seriam repercussões da reconciliação entre Arábia Saudita e Irã para o Brasil?
Com a informação, Amir-Abdollahiananunciou "nossa prontidão [do Irã] para que as negociações entrem no palco político".
Após a última rodada de negociações em abril, o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhemi, disse acreditar que "a reconciliação está próxima" entre Riad e Teerã, o que mostra um reflexo adicional da mudança de alinhamentos políticos em toda a região.
Arábia Saudita e a República Islâmica cortaram relações em 2016 quando manifestantes iranianos atacaram missões diplomáticas sauditas no Irã depois que o reino executou o clérigo xiita Nimr al-Nimr.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала