Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Dois drones armados foram lançados perto de base turca no Iraque

© AFP 2022 / ADEM ALTAN  / Abrir o banco de imagensProtestos em Ancara, na Turquia, em 27 de julho de 2015
Protestos em Ancara, na Turquia, em 27 de julho de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2022
Nos siga noTelegram
Dois drones carregados de bombas visando uma base militar turca no norte do Iraque foram abatidos nesta sexta-feira (22), disse prefeito.
Nesta sexta-feira (22), mais uma escalada: as forças turcas repeliram um ataque com drones armados na vila de Bamerne.
O prefeito da vila, Miran Ismail, informou à AFP que não houve vítimas no ataque, que até agora não foi reivindicado, embora haja a especulação de que foi uma ação da "resistência iraquiana".
As tensões envolvendo Turquia, Iraque e EUA voltaram a atingir níveis elevados, principalmente após nove civis iraquianos morrerem em bombardeios atribuídos à Turquia nos últimos dias.
O Exército turco mantém dezenas de postos avançados no norte do Iraque como parte de sua campanha contra os rebeldes.
Comboio militar dos EUA durante exercícios militares com as Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês) na província síria de Deir ez-Zor, 8 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2022
Panorama internacional
EUA levam para o Iraque petróleo da Síria em 40 caminhões, informa mídia
Na quarta-feira (20), ataques de artilharia em uma área de recreação no Curdistão mataram nove civis, incluindo mulheres e crianças, e feriram outros 23.
A maioria das vítimas eram turistas que foram para as regiões montanhosas do norte do país para escapar do calor do verão.
O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa Al-Kadhimi, culpou Ancara pelo ataque e alertou que Bagdá se reserva o "direito de retaliar".
A Turquia, entretanto, negou a responsabilidade e, em vez disso, acusou os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo).
Sistemas de mísseis russos S-400 na base aérea de Hmeymim, na Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Panorama internacional
Damasco é alvo de ataque aéreo, repele bombardeio, mas 3 morrem, diz mídia síria
Ainda hoje (22), o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, exigiu que os EUA e seus aliados da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) saíssem do leste da Síria e acabassem com o seu apoio aos grupos de milícias curdas.
"A Turquia espera que isso [aconteça] porque é a América que alimenta os grupos terroristas lá", disse o líder turco, referindo-se às Unidades de Proteção Popular (YPG, na sigla em curdo), que constituem o núcleo das chamadas Forças Democráticas Sírias (FDS).
As FDS são apoiadas pelo Exército dos EUA no leste da Síria e constituem uma força para impedir o controle da região, rica em petróleo, pelo governo sírio de Damasco.
Recep Tayyip Erdogan, presidente turco, durante reunião de gabinete em Ancara, Turquia, 23 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2022
Panorama internacional
'A América deve sair': Erdogan exorta EUA a pararem de treinar curdos e a deixarem leste da Síria
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала