Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Serviço ucraniano se preparava para destruir documentos ultrassecretos em 2021, diz fonte

© SputnikDocumentos das Forças Armadas da Ucrânia deixados na região de Kherson, em 11 de março de 2022 (foto de arquivo)
Documentos das Forças Armadas da Ucrânia deixados na região de Kherson, em 11 de março de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Nos siga noTelegram
Em fevereiro de 2021, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano) começou a se preparar para a evacuação de seus funcionários de Kherson e para a destruição de materiais ultrassecretos em caso de eclosão de conflito, revelam documentos obtidos por forças russas, segundo uma fonte da Sputnik.
Entre esses documentos está a ordem do chefe do departamento do SBU para a região de Kherson, coronel Sergei Krivoruchko, datada de 2 de fevereiro de 2021.
"A ordem se referia ao envolvimento de três grupos de funcionários do departamento de coleta de documentos a serem evacuados e à destruição de parte do arquivo do departamento regional", disse uma fonte de uma das agências policiais russas à Sputnik.
Segundo relatou a fonte, a medida seria tomada com base em um plano chamado de "ação de mobilização para garantir o sigilo nas condições de um período especial".
Como revela o documento, cada um dos grupos era composto por mais de 30 pessoas. A composição de diferentes grupos incluía funcionários de várias unidades do departamento da SBU em Kherson.
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério da Defesa da RússiaMilitares russos em localidade libertada de forças nacionalistas ucranianas na região de Kherson
Militares russos em localidade libertada de forças nacionalistas ucranianas na região de Kherson - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Militares russos em localidade libertada de forças nacionalistas ucranianas na região de Kherson. Foto de arquivo
Conforme revelado pela Sputnik em abril, as forças russas encontraram um arquivo com informações detalhadas de militares e agentes de segurança da Ucrânia em um hospital pediátrico em Kherson.
No arquivo do hospital foram encontrados documentos com informações pessoais e históricos médicos de militares e policiais da Ucrânia.
O SBU é a principal autoridade de segurança da Ucrânia, com ramificações de contrainteligência e de serviço secreto.
Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em Moscou, Rússia, 28 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Panorama internacional
MRE critica novo pacote de sanções contra Rússia: 'Beco sem saída com persistência invejável'
A Rússia iniciou a operação militar especial, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
Além disso, as Forças Armadas da Rússia têm acusado militares ucranianos de usar "métodos terroristas" nos combates, como fazer civis de "escudo humano" e se alojar em construções não militares.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала