Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Diretor da CIA sugere que China pode decidir usar a força nesta década para controlar Taiwan

© AP Photo / Chiang Ying-yingSoldados taiwaneses fazem saudação durante celebrações do Dia Nacional em frente ao Edifício Presidencial em Taipé, Taiwan, 10 de outubro de 2021
Soldados taiwaneses fazem saudação durante celebrações do Dia Nacional em frente ao Edifício Presidencial em Taipé, Taiwan, 10 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Nos siga noTelegram
William Burns, diretor da CIA, acredita que, ainda nesta década, a China usará a força para estabelecer o controle sobre Taiwan.
"A questão não é se eles vão decidir usar a força, mas como e quando eles o vão fazer", disse Burns durante o Fórum de Segurança em Aspen, no Colorado.
Ele ressaltou que não se deve subestimar a determinação da liderança chinesa para estabelecer o controle sobre Taiwan, e que o líder chinês Xi Jinping está confiante nas capacidades de seu exército.
De acordo com a estimativa de Burns, uma tentativa de tomar pela força o controle da ilha autogovernada pode ocorrer durante esta década.
Nesta quarta-feira (20), abordando as informações relativamente à possível visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, o presidente do país Joe Biden sugeriu que o Exército estaria se opondo à viagem.
Os comentários surgem após as advertências de Pequim de que a visita poderia prejudicar irreparavelmente as relações sino-americanas.
"Acho que o Exército pensa que não é uma boa ideia agora. Mas eu não sei qual é o status da questão", disse Biden aos repórteres após ser perguntado sobre a potencial viagem de Pelosi a Taiwan.
Vários meios de comunicação informaram na terça-feira (19) que Pelosi estava planejando viajar a Taipé em agosto com uma delegação do Congresso, após ter cancelado a viagem programada para abril.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, gesticula enquanto fala durante um briefing diário em seu ministério em Pequim, 24 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2022
Panorama internacional
Pequim exige que EUA, que violam princípio de Uma Só China, cancelem visita de Pelosi a Taiwan
Se Pelosi seguir em frente com a viagem, ela seria a mais alta funcionária dos EUA a visitar Taiwan desde 1997 quando o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Newt Gingrich, esteve na ilha.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала