Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Brasil acredita em acordo do Mercosul com a Rússia e a União Eurasiática

CC BY 2.0 / Hamner Fotos / Fachada do prédio do Mercosul (foto de arquivo)
Fachada do prédio do Mercosul (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Nos siga noTelegram
Em entrevista à Sputnik, o embaixador Michel Arslanian, diretor do departamento do Mercosul do governo do Brasil, disse acreditar que o bloco pode implementar um acordo econômico com a Rússia e com a União Econômica Eurasiática (UEE).
Durante a entrevista, que foi concedida durante a Cúpula do Mercosul, Arslanian defendeu a retomada das negociações com a UEE. As partes têm um memorando de entendimento desde 2018, e, para ele, esse documento é a "base para a reaproximação".
"Poderia ser promovido um acordo com a Rússia, mais especificamente com a União Eurasiática. Essa é a direção do Mercosul e do Brasil, buscar cada vez mais acordos", disse o embaixador.
"Tivemos uma reunião em dezembro passado e estamos planejando um novo encontro para que cada grupo se conheça e forme uma base para uma futura negociação de um acordo de livre-comércio", afirmou.
Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (à esquerda), e ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, na LIX Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em 17 de dezembro de 2021 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Panorama internacional
Ausência de Bolsonaro não será maior dos problemas da Cúpula do Mercosul, diz pesquisador
A UEE foi criada em 2015 e tem como membros Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia.
Arslanian exaltou ainda a relação entre Brasil e Rússia, que ele considera muito dinâmica.
"Há um intercâmbio de visitas. O presidente Jair Bolsonaro esteve lá em fevereiro, hoje estão sendo realizadas consultas políticas entre os dois países. É uma relação muito dinâmica", declarou.
Presidente russo, Vladimir Putin, com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante uma reunião no Palácio do Planalto, em 14 de novembro de 2019 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2022
Panorama internacional
Putin garante a Bolsonaro que Rússia manterá fornecimento ininterrupto de fertilizantes ao Brasil
O diplomata destacou que essa boa relação tem garantido ao Brasil acesso a fertilizantes.
"Neste contexto de dificuldades, valorizamos a continuidade do acesso que estamos tendo aos fertilizantes, e isso nos ajuda a [...], não só internamente, [...] garantir a alimentação da população, mas também o Brasil como produtor de alimentos ajuda a mitigar os efeitos das interrupções na cadeia de suprimentos", apontou.
O embaixador brasileiro também minimizou os atritos internos do Mercosul e disse que o futuro do bloco não está em risco.

"O Mercosul é um bem comum para as sociedades, é um processo que envolve toda a burocracia, políticas públicas, e tem materialidade. O futuro do Mercosul não corre perigo, porque o bloco traz benefícios concretos além das declarações políticas", disse.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала