Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Acordo de grãos da Ucrânia será assinado na sexta-feira em Istambul, afirma fonte da ONU

© Foto / Ministério da Defesa da TurquiaNegociações entre delegações da Turquia, Rússia e Ucrânia e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) na mansão Kalender, em Istambul, Turquia, 13 de julho de 2022
Negociações entre delegações da Turquia, Rússia e Ucrânia e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) na mansão Kalender, em Istambul, Turquia, 13 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Nos siga noTelegram
Todas as questões relacionadas à exportação de grãos da Ucrânia foram resolvidas e um acordo será assinado na sexta-feira (22) em Istambul, disse uma fonte da Organização das Nações Unidas (ONU) à Sputnik hoje (21).

"Parece que todas as questões sobre [a exportação dos] grãos estão resolvidas, e amanhã, em Istambul, realmente haverá a assinatura do acordo", disse a fonte.

Torre Spasskaya, do Kremlin, em Moscou, na Rússia, em 24 de março de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Panorama internacional
Rússia continua pronta para negociar paz com a Ucrânia, diz Kremlin
O secretário-geral da ONU, António Guterres, deve viajar na noite desta quinta-feira (21) a Istambul na tentativa de selar o acordo.
Mais cedo, o vice-porta-voz da organização, Farhan Haq, disse que Guterres pode se reunir com representantes e líderes da Turquia, Rússia e Ucrânia na capital turca, mas não há confirmação neste momento.
Ele esclareceu que não pode dizer nada específico "neste estágio".

"É possível, mas não tenho uma confirmação neste momento", disse Haq a repórteres quando questionado sobre a chance de Guterres se reunir com representantes turcos, russos e ucranianos e possivelmente seus líderes em Istambul. "Vamos tentar obter uma lista completa de pessoas com quem ele se encontra. Quando ele [o secretário-geral] vem a um país, ele tende a se encontrar com os funcionários mais graduados", disse Haq, quando questionado sobre a possibilidade de o chefe da ONU se reunir com o presidente Recep Tayyip Erdogan durante sua viagem.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan testa o microfone antes de discursar em uma coletiva de imprensa em uma cúpula da OTAN em Madri, Espanha, na quinta-feira, 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2022
Panorama internacional
Turquia espera implementar rapidamente o plano de grãos ucraniano, diz Erdogan
Entretanto Haq não assegurou que o acordo está fechado.

"A situação continua fluida. Não posso dizer quando algo será assinado. Ainda não chegamos lá", declarou.

As Nações Unidas, auxiliadas pela Turquia, estão tentando intermediar um acordo entre Rússia e Ucrânia sobre as exportações de grãos na tentativa de evitar uma crise alimentar global.
Todas as partes nas negociações se reuniram em Istambul na semana passada e relataram alguns progressos.
A Rússia iniciou a operação militar especial na Ucrânia, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" o país, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante encontro com seu equivalente russo, Vladimir Putin, em Sochi, Rússia, 19 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2022
Panorama internacional
Turquia pode aderir ao BRICS apesar do desejo de ingressar na UE, diz analista
Além disso, as Forças Armadas da Rússia acusam militares ucranianos de usar "métodos terroristas" nos combates, como fazer civis de "escudo humano" e se alojar em construções não militares.
Desde então, Moscou e Kiev realizaram rodadas de negociações para chegar a um acordo de paz. A última reunião ocorreu em 29 de março, em Istambul.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала