Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maior submarino nuclear do mundo é desativado pela Marinha russa

© Foto / flot.comSubmarino nuclear russo Dmitry Donskoy (foto de arquivo)
Submarino nuclear russo Dmitry Donskoy (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2022
Nos siga noTelegram
O maior submarino nuclear estratégico do mundo, conhecido como Dmitry Donskoy, foi desativado pela Marinha da Rússia e "está sujeito a descarte", disse uma fonte do complexo militar-industrial russo à Sputnik.
O submarino nuclear, do projeto 941 Akula (Tubarão, em português), entrou na estrutura de combate da Marinha da antiga União das Repúblicas Socialistas Sov­­­­­­­­­­­­­­­iéticas (URSS) em 1980.
O veículo aquático, portador de mísseis balísticos Typhoon — na designação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) —, foi o mais importante do projeto, que contou com seis submarinos à época.
Em 2002, o Dmitry Donskoy foi atualizado e reequipado com o míssil balístico RSM-56 Bulava para testes, antes de o projétil ser oficialmente colocado em serviço.
Até hoje, o submarino, com 48 mil toneladas, é o maior do mundo em termos de deslocamento.
Outro submarino nuclear estratégico russo, da classe Borey-A (do projeto 955A) e estabelecido em Sevmash no ano passado, recebeu o nome de Dmitry Donskoy.
Em março do ano passado, em uma situação curiosa, um cartaz que incentivava jovens a se alistar na Marinha dos Estados Unidos exibiu a imagem do submarino nuclear russo.
A silhueta reconhecível do Dmitry Donskoy apareceu ao lado de porta-aviões norte-americanos e cruzadores da classe Ticonderoga. Na peça, é possível ler o slogan "forjado pelo mar".
​Submarino nuclear russo do projeto 941 Akula surge em cartaz publicitário da Marinha dos EUA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала