Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hezbollah exige devolução de túnel ferroviário na fronteira Líbano-Israel e dificulta negociações

© AP Photo / Ariel SchalitUm soldado israelense fecha os portões da fronteira de Rosh Hanikra entre Israel e Líbano no norte de Israel, quarta-feira, 14 de outubro de 2020
Um soldado israelense fecha os portões da fronteira de Rosh Hanikra entre Israel e Líbano no norte de Israel, quarta-feira, 14 de outubro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2022
Nos siga noTelegram
Autoridade libanesa, afiliada ao Hezbollah, disse que Tel Aviv deve desmontar a barreira de concreto que construiu na saída libanesa do túnel localizado em Rosh Hanikra. Solicitação prejudica negociações marítimas entre os dois países.
O ministro libanês de Obras Públicas e Transportes, Ali Hamie, afiliado ao Hezbollah segundo o The Times of Israel, pediu ontem (18) que um túnel ferroviário em Rosh Hanikra, em Israel, fosse entregue ao governo libanês.
"Nossos direitos soberanos estão em nossa decisão de restaurar cada centímetro do túnel ocupado, sem comprometer nossa decisão de restaurar nossas fronteiras terrestres e marítimas também", disse Hamieh citado pela mídia.
Segundo o jornal, os comentários de Hamieh foram vistos como um esforço para dificultar as negociações entre Israel e o Líbano visando resolver sua disputada fronteira marítima e a questão de quem tem direitos a lucrativos campos de gás offshore.
Cavado em 1941 pelos governantes britânicos, o túnel de 695 metros de comprimento fazia parte de um sistema ferroviário que ligava o Egito à Turquia, passando pelo Mandato Britânico da Palestina e Líbano.
Está fechado desde a Guerra da Independência de Israel em 1948. Em 2000, quando Israel saiu do sul do Líbano, encheu a saída libanesa com concreto enquanto o túnel permaneceu sob controle israelense como uma zona militar fechada.
O ministro também exigiu que a barreira de concreto fosse derrubada.
Esta captura de imagem tirada da TV al-Manar do Hezbollah em mostra o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, fazendo um discurso televisionado, 9 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2022
Panorama internacional
Hezbollah ameaça lançar mais drones se disputa pela fronteira marítima Israel-Líbano aumentar
Embora Beirute não tenham feito nenhuma exigência sobre o túnel por muitos anos, o assunto foi previamente levantado pela equipe de negociação libanesa nas negociações marítimas, diz um relatório lido pelo jornal.
O documento afirma que o Hezbollah vê o túnel como uma forma de ganhar vantagem nas negociações. No entanto, os oponentes políticos ao grupo em na capital libanesa estão alegando que a demanda é apenas uma distração destinada a complicar as negociações marítimas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала