Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov comenta operação especial e diz que foguetes da OTAN estão conduzindo as forças da Ucrânia

© Sputnik / Assessoria de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia / Abrir o banco de imagensO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de reunião com seu equivalente armênio, o chanceler Ararat Mirzoyan, em Moscou, 8 de abril de 2022
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de reunião com seu equivalente armênio, o chanceler Ararat Mirzoyan, em Moscou, 8 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.07.2022
Nos siga noTelegram
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov publicou um artigo neste domingo (17) no jornal Izvestia abordando diversos assuntos. Entre eles, o conflito na Ucrânia e a participação dos EUA e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
De acordo com o ministro russo, os foguetes MLRS da OTAN "estão, aparentemente, direcionando as ações dos militares ucranianos no terreno de batalha". Em seguida, ele expressou esperança de que a Europa perceba as consequências que isso traz.
"Espero que haja políticos responsáveis ​​entre os europeus que estejam cientes das consequências que isso acarreta", acrescentou.
A Rússia já havia enviado uma nota aos países da OTAN sobre o fornecimento de armas para a Ucrânia. Lavrov observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para as forças russas.
Lançadores de foguetes Himars são disparados durante exercícios militares dos Estados Unidos em Yakima, Washington, 1º de novembro de 2007 - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2022
Panorama internacional
Ucrânia usa lançador de foguetes Himars em ataque com vítimas civis na região de Kherson
O ministro explicou que as Forças Armadas da Federação da Rússia, ao lado das forças da República Popular de Donetsk e da República Popular de Lugansk, têm confiança de que a operação militar especial na Ucrânia será concluída.
Lavrov enfatizou que a demanda do chanceler alemão, Olaf Scholz, a Moscou para concluir um acordo de integridade territorial e garantias de soberania com Kiev "é em vão, pois tal documento já existia: os acordo de paz de Minsk, que foram "mortos" por Alemanha e França".
Ele observou que "perdendo no campo de batalha, o regime ucraniano e seus patronos ocidentais não desdenham encenar dramatizações sangrentas para demonizar nosso país na opinião pública internacional".
O ministro relembrou os casos de Bucha, Mariupol e Kramatorsk, e disse que o Ministério da Defesa russo adverte regularmente sobre a preparação de novos incidentes encenados.
Soldados ucranianos inspecionam trincheiras usadas por soldados russos durante a ocupação de aldeias nos arredores de Kiev, na Ucrânia, em 1º de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2022
Panorama internacional
Kiev prepara provocação no 'estilo Bucha' na RPD, diz Ministério da Defesa da Rússia
Outro ponto abordado por Lavrov diz respeito às sanções ocidentais contra a Rússia. Para ele, a Europa sofre mais do que outros com as impensadas restrições comerciais. Além disso, alguns países estão devastando seus arsenais fornecendo armas a Kiev.

"Todo mundo já entendeu: a política externa do 'Ocidente coletivo' é um 'teatro de um homem só'. Além disso, leva consistentemente à busca de sempre novos teatros de operações militares", acrescentou Lavrov.

De forma conclusiva, o ministro russo lembrou as atividades dos laboratórios biológicos americanos na Ucrânia. Segundo ele, os Estados Unidos estão tentando se justificar alegando que suas atividades biológicas na Ucrânia foram pacíficas, mas ainda não há evidências disso.
Perigo biológico - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2022
Panorama internacional
MD russo obtém documentos que confirmam interação entre defesas da Ucrânia e EUA em armas biológicas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала