Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Contrariando Biden, sauditas negam declarações sobre '1º passo para laços com Israel'

© AFP 2022 / -Foto de arquivo: o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Saud al-Faisal ao lado do então vice-presidente dos EUA, Joe Biden (centro), na base aérea de Riad, 27 de outubro de 2011
Foto de arquivo: o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Saud al-Faisal ao lado do então vice-presidente dos EUA, Joe Biden (centro), na base aérea de Riad, 27 de outubro de 2011 - Sputnik Brasil, 1920, 17.07.2022
Nos siga noTelegram
Após reuniões bilaterais com o rei saudita e o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, Joe Biden, presidente dos EUA, chamou a decisão de Riad de "um grande negócio, não apenas simbolicamente, mas substantivamente".
Joe Biden comemorou antes da hora a decisão do governo saudita de abrir seu espaço aéreo para todos os sobrevoos civis.
Segundo o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, o príncipe Faisal bin Farhan, citado pelo jornal The Times of Israel neste sábado (17), a iniciativa "não tem nada a ver com laços diplomáticos com Israel".
De acordo com a publicação, o príncipe Faisal parecia determinado a "derramar água fria sobre as expectativas declaradas" pelo chefe de Estado norte-americano, acrescentando que "não está em caminho precursor quaisquer outras etapas" em direção à normalização das relações.
In this photo released by Saudi Press Agency, SPA, Saudi Crown Prince, Mohammed bin Salman addresses the Future Investment Initiative conference, in Riyadh, Saudi Arabia, Wednesday, Oct. 24, 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2022
Panorama internacional
Príncipe saudita lembra Biden da tortura dos EUA no Iraque
A abertura do seu espaço aéreo saudita a todas as transportadoras civis (medida que permitirá voos de e para Israel para a China), no entendimento de Biden, marcou um primeiro passo para as relações formais com Israel.
"Não, isso não tem nada a ver com laços diplomáticos com Israel", disse o ministro em entrevista coletiva.
"A questão dos sobrevoos é uma decisão que tomamos no interesse [de] fornecer conectividade entre os países do mundo, e esperamos que isso facilite a vida de alguns viajantes. Não é de forma alguma um precursor para quaisquer outras etapas", disse ele.
Na manhã de sexta-feira (15), o primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, também saudou a medida de "abrir o espaço aéreo saudita para as companhias aéreas israelenses" como "o primeiro passo oficial na normalização com a Arábia Saudita".
O presidente dos EUA, Joe Biden, na cúpula da OTAN em Madri, na Espanha - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2022
Panorama internacional
Com Biden em Israel, Irã sugere que iniciativa de uma 'OTAN árabe' está fadada ao fracasso
A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre as declarações do ministro das Relações Exteriores saudita.
Também durante sua coletiva de imprensa no sábado (16), o príncipe Faisal insistiu que não estava ciente de nenhuma conversa na cúpula com os EUA sobre a inclusão de Israel em uma rede integrada de defesa aérea do Oriente Médio.
Horas antes, um alto funcionário do governo Biden, informando o corpo de imprensa da Casa Branca na cúpula, disse que incluir Israel na rede integrada de defesa aérea que espera estabelecer com aliados do Oriente Médio seria significativamente benéfico.
Mohammad bin Salman Al Saud, príncipe herdeiro da Arábia Saudita - Sputnik Brasil, 1920, 14.07.2022
Panorama internacional
Bloomberg: Arábia Saudita pode decepcionar Biden que está desesperado em superar crise do petróleo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала