Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

EUA e Rússia retomam programa para levar astronautas para a EEI

© Foto / NASAO astronauta da NASA Andrew Morgan acena para a câmera enquanto amarrado na seção P6 da Estação Espacial Internacional (EEI)
O astronauta da NASA Andrew Morgan acena para a câmera enquanto amarrado na seção P6 da Estação Espacial Internacional (EEI) - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2022
Nos siga noTelegram
NASA e Roscosmos, agências espaciais dos EUA e da Rússia, respectivamente, fizeram o anúncio de voos integrados para a Estação Espacial Internacional (EEI), logo após a substituição do líder do programa espacial russo.
Os EUA e a Rússia fecharam um acordo para levar conjuntamente seus astronautas para a Estação Espacial Internacional.
As agências espaciais dos países fizeram o anúncio da retomada de voos integrados nesta sexta-feira (15), pouco depois de Moscou dizer que o presidente Vladimir Putin havia substituído Dmitry Rogozin por Yuri Borisov como chefe da Roscosmos.
O acordo fará com que o astronauta americano Frank Rubio se junte aos cosmonautas Sergei Prokopyev e Dmitry Petelin em um lançamento a bordo de um foguete Soyuz, que partirá do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em setembro.
Foguete Soyuz 2.1a no Cosmódromo Vostochny, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2022
Panorama internacional
Roscosmos define data da nova missão lunar da Rússia
Na declaração, a Roscosmos disse que os voos integrados se destinam a potenciar "a exploração do espaço sideral para fins pacíficos". Para a agência espacial russa, "o acordo é do interesse da Rússia e dos Estados Unidos e promoverá o desenvolvimento da cooperação no âmbito do programa da EEI".

A troca de Rogozin

Dmitry Rogozin foi encarregado de assumir o comando da Roscosmos em maio de 2018. Como líder da agência espacial, ele preservou seu estilo combativo de comunicação.
Em 2014, ele sugeriu que a NASA teria que usar trampolins para missões espaciais tripuladas, devido às sanções americanas recém-impostas à Rússia. A observação veio durante um período em que os EUA dependiam da Rússia para entregar e recuperar membros da tripulação da Estação Espacial Internacional.
Ultimamente ele esteve envolvido em uma série de discussões públicas com o CEO da SpaceX, Elon Musk.
Panorama da Estação Espacial Internacional sobre a Terra em 30 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Panorama internacional
Roscosmos divulga coordenadas de 'centros de decisão' da OTAN (FOTOS)
A Roscosmos marcou a saída de Rogozin com um vídeo de dois minutos destacando as conquistas de seu mandato de quatro anos.
Nessa passagem estão incluídos uma série recorde de mais de 80 lançamentos espaciais bem-sucedidos e o teste do míssil balístico intercontinental (ICBM) Sarmat, o novo sistema de lançamento de armas nucleares da Rússia.
Borisov é um oficial militar de carreira especializado em sistemas de defesa aérea e eletrônica. Entre 2012 e 2018, atuou como vice-ministro da Defesa, sendo responsável pela modernização das Forças Armadas, em particular pela aquisição de modernos sistemas de armas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала