Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

Descobrem sinal de rádio de uma galáxia a bilhões de anos-luz que 'bate' como um coração

© Foto / Daniëlle Futselaar / ASTRONRepresentação artística da rajada rápida de rádio próxima à galáxia M 81
Representação artística da rajada rápida de rádio próxima à galáxia M 81 - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2022
Nos siga noTelegram
Um novo sinal de rádio vindo do espaço profundo está de novo desafiando a nossa compreensão desses fenômenos misteriosos.
Os astrônomos detectaram um sinal peculiar e repetitivo, proveniente de uma galáxia localizada a bilhões de anos-luz de distância.
O novo fenômeno detectado, classificado como rajada rápida de rádio (FRB, na sigla em inglês) e denominado FRB 20191221A, perdura por até três segundos, o que é cerca de 1.000 vezes mais do que a média, que geralmente dura alguns milissegundos, de acordo com um comunicado de imprensa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).
A equipe de astrônomos que analisou o sinal também detectou um padrão periódico, com rajadas de ondas de rádio que se repetem a cada 0,2 segundos, quase como um coração batendo.
"Era incomum", disse Daniele Michilli, pesquisador de pós-doutorado do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do MIT. "Não só foi muito longo, durando cerca de três segundos, mas houve picos periódicos que foram notavelmente precisos, emitindo a cada fração de segundo – boom, boom, boom, como um batimento de coração. Esta é a primeira vez que o sinal em si é periódico", explicou.
Ele também indicou que "não há muitas coisas no Universo que emitem sinais claramente repetitivos".
"Exemplos que conhecemos na nossa galáxia são os pulsares de rádio e magnetares, que giram e produzem rajadas de luz semelhantes a um farol". "Consideramos que este novo sinal poderia ser um magnetar ou um pulsar muito forte", disse Michilli, escreve portal Science Alert.
Impressão artística de rajada rápida de rádio (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2022
Sociedade e cotidiano
Cientistas desvendam mistérios das rajadas rápidas de rádio
A equipe agora espera detectar mais sinais semelhantes da mesma fonte, em uma tentativa de descobrir mais sobre a sua origem.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала