Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

Identificada em Marte origem de meteorito que atingiu a Terra entre 5 e 10 milhões de anos atrás

© Flickr.com / VMC The Mars WebcamMarte (imagem referencial)
Marte (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2022
Nos siga noTelegram
Cientistas estudaram imagens de um local de Marte, no qual, com a ajuda de um supercomputador e um algoritmo de aprendizado de máquina, encontraram uma ligação a uma queda de meteorito na Terra em 2011.
Uma equipe de pesquisadores descobriu em Marte o lugar do qual um meteorito que caiu na superfície da Terra se separou do Planeta Vermelho, informou na terça-feira (12) o portal EurekAlert.
O meteorito, chamado NWA 7034, ou Beleza Negra, surgiu na cratera Khujirt, no hemisfério sul do Planeta Vermelho, que se formou há 1,5 bilhão de anos. Um asteroide caiu em Marte e provocou o voo de fragmentos para o espaço entre 5 milhões e 10 milhões de anos atrás. Um deles então colidiu com o nosso planeta e seus remanescentes foram encontrados no Saara Ocidental em 2011.
Os cientistas da Austrália, Costa do Marfim, EUA e França usaram um supercomputador e um algoritmo de aprendizado de máquina para analisar milhares de imagens marcianas de várias missões em alta resolução. Os resultados do estudo foram publicados na revista Nature Communications.
Cratera Victoria de Marte - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2021
Cientistas australianos detectam local de origem de meteoritos marcianos caídos na Terra
A pesquisa concluiu que a província de Terra Cimmeria-Sirenum, de onde o meteorito foi ejetado, "é uma relíquia da crosta primordial diferenciada marciana, formada logo após a acreção do planeta, que constitui um registro único dos primeiros processos da crosta". Isso permitiria lançar luz sobre as primeiras dezenas de milhões de anos da história de Marte "e, por extensão, de todos os planetas, incluindo a Terra".
"Encontrar a região de origem do meteorito Beleza Negra é crítico porque ele contém os fragmentos marcianos mais antigos já encontrados, de 4,48 bilhões de anos de idade [...] A região que identificamos como sendo a fonte desta amostra única de meteorito marciano constitui uma verdadeira janela para o ambiente mais antigo dos planetas, incluindo a Terra, que nosso planeta perdeu por causa da tectônica das placas e da erosão", comentou Anthony Lagain, coautor do estudo.
As descobertas realizadas por este estudo servirão agora também como base para pesquisar outros corpos celestes do Sistema Solar, tais como a Lua e Mercúrio, que têm uma grande quantidade de crateras, apontou a equipe de pesquisa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала