Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministro das Finanças russo chama dólar e euro de moedas 'tóxicas' para Rússia

© Sputnik / Vladimir Fedorenko / Abrir o banco de imagensAnton Siluanov, ministro de Finanças da Rússia
Anton Siluanov, ministro de Finanças da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2022
Nos siga noTelegram
O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, assegurou, em entrevista ao jornal Kommersant, que sua pasta apoia o uso do rublo nas exportações de gás natural liquefeito.
Segundo disse, "apoiamos isso de todas as formas possíveis".
Além disso, em entrevista ao jornal Vedomosti, Anton Siluanov admitiu que o país precisa de uma taxa de câmbio previsível.

"Sim, temos uma taxa flutuante, por isso o forte saldo da balança de pagamentos em resultado da redução das importações, boas receitas de venda de recursos energéticos e restrições nas operações de capital pressionam o fortalecimento do rublo. Essa taxa tem influência negativa no orçamento, já que cada rublo a mais por um dólar nos traz cerca de 130 bilhões de receitas", explicou.

De acordo com suas palavras, o Ministério das Finanças vê também a preocupação dos exportadores russos que dependem da renda de exportação, porque ela está se reduzindo em rublos.
Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em Moscou, Rússia, 28 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2022
Panorama internacional
MRE da Rússia: Moscou considera impor pagamentos em rublos por bens além do gás natural
"Em períodos comuns teríamos uma 'doença holandesa': a importação certamente dispararia com esta taxa. Os fabricantes nacionais enfrentariam um fluxo de bens importados baratos (em rublos), o que levaria à redução da fabricação doméstica e dos postos de trabalho", notou o titular.
Porém, agora as importações estão limitadas, e por isso, ressalta Siluanov, é necessário voltar a estabelecer um sistema de previsibilidade da taxa de câmbio.
Ele também ressaltou que comprar moedas de países hostis, principalmente o dólar e o euro (medida prevista pelo orçamento) agora é impossível e, segundo o ministro, no futuro mais próximo, a situação não vai mudar.

"Para nós, essas moedas são tóxicas: nossas reservas estão congeladas, os ativos das empresas foram arrestados, estão sendo impostas limitações às transferências bancárias. Não há problemas com as moedas de países amigáveis, portanto se tomarmos a decisão sobre o reinício desta regra orçamentária, as intervenções devem ser realizadas apenas por meio destas moedas. Então, através de taxas cruzadas, a relação do rublo ao dólar e ao euro vai mudar", constatou Siluanov, mas se recusou a indicar moedas concretas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала