Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã rejeita alegação dos EUA sobre fornecimento de drones à Rússia para operação na Ucrânia

© AFP 2022 / Exército do IrãMostra veículos aéreos não tripulados militares (UAVs ou drones) em uma base subterrânea em um local não revelado no Irã, em 28 de maio de 2022
Mostra veículos aéreos não tripulados militares (UAVs ou drones) em uma base subterrânea em um local não revelado no Irã, em 28 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2022
Nos siga noTelegram
País persa diz que cooperação tecnológica entre Moscou e Teerã começou muito antes da operação russa na Ucrânia e que não há nenhum desenvolvimento específico que diz respeito a envio de drones.
Nesta terça-feira (12), o Irã, através do porta-voz de seu Ministério das Relações Exteriores, Nasser Kanaani, rejeitou os comentários do conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, de que Teerã forneceria à Rússia drones avançados para uso na operação na Ucrânia.
"A história da cooperação entre a República Islâmica do Irã e a Federação da Rússia, na esfera de uma série de tecnologias modernas, remonta antes do início da [operação] guerra na Ucrânia, não tendo ocorrido recentemente nenhum desenvolvimento específico a este respeito", afirmou Kanaani citado pela agência Tasnim.
O porta-voz acrescentou que "a posição iraniana sobre a [operação] na Ucrânia é bastante clara e foi oficialmente declarada várias vezes”.
Segundo ele, a autoridade americana faz tal afirmação enquanto "os EUA e os europeus vêm transformando países ocupados em agressivos, inclusive na região do Sudoeste Asiático, em um estoque de suas diversas armas letais há anos".
Kanaani também chamou atenção para a questão Palestina, dizendo sem as armas ocidentais, Israel teria sido incapaz de continuar com atos de agressão, crimes e ocupação nos territórios palestinos por mais de sete décadas.
O presidente norte-americano, Joe Biden, durante um encontro virtual com governadores democratas sobre direitos ao aborto na Casa Branca, Washington, EUA, 1º de julho e 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2022
Panorama internacional
WP: EUA tentam encontrar forma de conter Irã e Rússia no Oriente Médio
Ontem (11), Sullivan informou à Reuters que o Irã está se preparando para treinar as forças russas para usar os drones já em julho, conforme noticiado.
"Nossas informações indicam que o governo iraniano está se preparando para fornecer à Rússia até várias centenas de UAVs [Veículos Aéreos Não Tripulados], incluindo UAVs capazes de transportar armas", disse o coselheiro durante uma coletiva de imprensa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала