- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Carlos França explica acordo com a Rússia para jornalistas: parceiro 'estratégico' e 'confiável'

© Sputnik / Aleksei NikolskyPresidente da Rússia, Vladimir Putin, durante Fórum Empresarial do BRICS, em 17 de novembro de 2020
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante Fórum Empresarial do BRICS, em 17 de novembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2022
Nos siga noTelegram
Em Nova York, nos EUA, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Carlos França, disse que o Brasil comprará "tanto [diesel] quanto formos capazes" para abastecer o agronegócio e os motoristas brasileiros.
Após participar de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), em Nova York, o chanceler brasileiro respondeu a diversas perguntas sobre o recente acordo assinado entre Brasil e Rússia para compra de diesel.
Questionado sobre a eventualidade de o Brasil estar financiando o conflito no Leste Europeu, Carlos França foi enfático: "Talvez você devesse perguntar ao senhor Scholz [Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha] sobre isso, e então eu respondo".
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o presidente russo, Vladimir Putin, posam para uma foto antes de uma reunião do BRICS à margem da cúpula do G20 em Osaka, no Japão, em 28 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2022
Panorama internacional
Acordo sobre diesel: EUA e Europa podem impor 'custos' ao Brasil por aproximação com Moscou?
De acordo com informações do jornal O Globo, o ministro das Relações Exteriores afirmou que a Rússia é um parceiro estratégico e confiável do Brasil e por essa razão o governo brasileiro comprará óleo diesel dos russos.

"A Rússia é um parceiro estratégico do Brasil. Somos parceiros do BRICS", disse, acrescentando em seguida que "teremos diesel suficiente para o agronegócio brasileiro e, claro, para os motoristas brasileiros. É por isso que estamos procurando fornecedores de diesel seguros e muito confiáveis, e a Rússia é um deles".

Carlos França enfatizou que o Brasil não depende apenas de diesel, mas também de fertilizantes da Rússia e de Belarus.
O chanceler lembrou que os russos são grandes fornecedores de petróleo e gás: "Você pode perguntar a Alemanha sobre isso, você pode perguntar a Europa sobre isso. No Brasil, estamos com falta de diesel", disse.
Base de extração de petróleo na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2022
Notícias do Brasil
Brasil não apoiará ideia de limitar preço do petróleo russo, confirma Itamaraty
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала