Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Biden apresenta ao Senado dos EUA protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN

© AFP 2022 / Chip Somodevilla / Getty Images North AmericaJoe Biden, presidente dos EUA, escuta líderes da agência espacial norte-americana NASA no Auditório da Corte Sul do Prédio do Escritório Executivo Eisenhower em Washington, EUA, 11 de julho de 2022
Joe Biden, presidente dos EUA, escuta líderes da agência espacial norte-americana NASA no Auditório da Corte Sul do Prédio do Escritório Executivo Eisenhower em Washington, EUA, 11 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2022
Nos siga noTelegram
O presidente dos EUA pretende que o Senado do país aceite a filiação da Finlândia e da Suécia na OTAN, depois que os primeiros protocolos de adesão foram assinados em Bruxelas na última semana.
Joe Biden, presidente dos EUA, apresentou no Senado do país os protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN, informou na segunda-feira (11) a Casa Branca.
O chefe de Estado argumentou que segundo o Artigo 10 do bloco militar, que determina a política de Portas Abertas da aliança, a OTAN tem o direito de convidar qualquer país como Estado-membro. A declaração sublinha que tanto a Suécia como a Finlândia "mais do que satisfazem essas qualificações".
"Eles serão contribuintes líquidos para a aliança, tanto em capacidades quanto em recursos, e compartilham valores de importância crítica com os Estados Unidos. A adesão da Finlândia e da Suécia ajudará a promover as prioridades dos Estados Unidos dentro da OTAN", expressou o comunicado.
Biden pediu que o Senado dos EUA ratificasse os protocolos, e encorajou "todos os aliados" a completar rapidamente os mesmos processos, citando "atuais considerações globais", e prometeu os ajudar na tarefa.
O ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto (à esquerda), o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, e a ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, participam de entrevista coletiva após assinatura de protocolos de adesão à OTAN, na sede da aliança, em Bruxelas, em 5 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2022
Panorama internacional
Representantes da OTAN assinam protocolos sobre adesão de Finlândia e Suécia à aliança ocidental
O Parlamento do Canadá foi o primeiro a ratificar a adesão dos dois países nórdicos, na última terça-feira (5).
Os primeiros protocolos de adesão foram assinados também na última terça-feira (5) em Bruxelas, Bélgica, sede da OTAN e da União Europeia, pelos Estados-membros da Aliança Atlântica.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала