Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polícia japonesa investiga morte de Shinzo Abe, país está de luto, diz mídia

© AFP 2022 / PHILIP FONGPessoas fazem fila para colocar flores em um memorial improvisado do lado de fora da Estação Yamato-Saidaiji, onde o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe foi baleado em 8 de julho, em Nara, 9 de julho de 2022
Pessoas fazem fila para colocar flores em um memorial improvisado do lado de fora da Estação Yamato-Saidaiji, onde o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe foi baleado em 8 de julho, em Nara, 9 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2022
Nos siga noTelegram
Multidões prestaram homenagem ao ex-primeiro-ministro em um memorial improvisado montado próximo ao local onde foi atacado de forma fatal.
O corpo do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, 67 anos, baleado duas vezes enquanto fazia um discurso de campanha na cidade de Nara, na sexta-feira (8), foi levado para sua casa em Tóquio neste sábado (9).
Multidões se reuniram para oferecer condolências em um memorial improvisado perto do local onde o primeiro-ministro que mais tempo esteve no poder foi vítima de um ataque fatal.
A polícia prendeu imediatamente o suspeito do atentado e uma investigação já foi aberta para apurar os detalhes do crime.
O incidente chocou o Japão, onde a violência política tem sido rara nas últimas décadas. Lideranças políticas ao redor do mundo também se manifestaram sobre o caso, expressando condolências ao povo japonês e ao atual primeiro-ministro.
Shinzo Abe em 27 de abril de 2015 no local do atentado da Maratona de Boston de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2022
Panorama internacional
Ex-premiê do Japão Shinzo Abe morre após ter sido baleado, diz mídia

"Eu não acho que ficaria tão chocado se fosse qualquer outro político. Mas Abe tinha influência não apenas no Japão, mas também no exterior, então me sinto chocado e triste", disse o técnico jurídico Yuko Asano, morador de Tóquio.

No Brasil, o Itamaraty decretou luto de três dias junto à divulgação de nota de pesar e o presidente Jair Bolsonaro afirmou que Abe era "um homem afável, inteligente e patriota".
Em uma mensagem ao atual primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, o presidente da China, Xi Jinping, disse estar "profundamente entristecido pela morte repentina de [Abe]", segundo a mídia estatal chinesa.

De acordo com o Financial Times, a emissora estatal CCTV citou Xi dizendo que ele e Abe "chegaram a um importante consenso" sobre as relações de seus países. "Gostaria de trabalhar com o primeiro-ministro [Fumio Kishida] para continuar a desenvolver as relações de boa vizinhança, amizade e cooperação entre a China e o Japão", acrescentou Xi.

Nesta foto de arquivo tirada em 27 de junho de 2019, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é recebido pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na Cúpula do G20 em Osaka, Japão - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2022
Notícias do Brasil
'Muitas vezes inimigo não está fora, mas dentro da pátria', diz Bolsonaro após morte de Shinzo Abe
No início deste sábado, o atual primeiro-ministro do Japão e o presidente dos EUA, Joe Biden, falaram ao telefone e se comprometeram a herdar "a vontade do ex-primeiro-ministro Abe" de fortalecer a aliança bilateral entre as duas nações.
Analistas especulam que a morte de Abe pode fortalecer o Partido Liberal Democrata de Kishida, devendo sua aprovação subir nas pesquisas do próximo domingo (10). "Devemos mostrar que nossa democracia não cederá à violência", disse o primeiro-ministro.
Segundo a NHK, a polícia local afirma que o suspeito, Tetsuya Yamagami, de 41 anos, alegou guardar rancor contra um "grupo específico" - cujo nome não foi revelado - com o qual ele acreditava que Abe tinha um relacionamento próximo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала