Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Parlamentar da UE: plano climático do bloco é inviável se sanções antirrussas não forem suspensas

© Sputnik / Irina Kalashnikova / Abrir o banco de imagensBandeiras da União Europeia (foto de arquivo)
Bandeiras da União Europeia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2022
Nos siga noTelegram
O controverso plano de transição verde da União Europeia, conhecido como "Fit for 55" — projetado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do bloco em 55% até 2030 —, é inviável, a menos que as sanções contra a Rússia sejam suspensas, disse à Sputnik o parlamentar da UE Roman Haider, do Partido da Liberdade da Áustria.

"Eles não sabem como salvar sua irrealista e perigosa estratégia sem cancelar as sanções contra a Rússia", disse Haider.

Na quarta-feira (6), o Parlamento Europeu aprovou regulamentos que designam a energia nuclear e a gás como atividades econômicas ambientalmente sustentáveis, indicando que o investimento privado em projetos nos segmentos pode desempenhar um papel no processo de transição verde.
Para Haider, a decisão do Parlamento Europeu sinaliza que os governos europeus estão enfrentando uma dura realidade, reconhecendo que são necessários mais tempo e metas mais realistas para transformar a infraestrutura energética na Europa.
Segundo ele, o Partido da Liberdade da Áustria vem alertando sobre graves consequências para a economia europeia e austríaca se o plano for totalmente implementado.

"Este pacote é uma enorme ameaça para as empresas na Europa. Torna a Europa ainda mais dependente das importações e aumenta ainda mais a espiral dos preços. Destrói empregos, promove o empobrecimento dos europeus e é extremamente prejudicial para o ambiente. Em suma, o 'Fit for 55' é uma séria ameaça para a Europa", disse Haider.

Gasoduto Nord Stream na Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2022
Panorama internacional
Europa diz estar pronta para corte total de fornecimento de gás russo
O parlamentar europeu ressaltou que, para alcançar a neutralidade de carbono até 2040 e cumprir as metas do acordo climático de Paris, a Áustria teria que cortar as emissões em 95% nos próximos 18 anos. Segundo ele, um estudo recente mostra que as emissões de CO² do país em 2021 atingiram os níveis de 1990.
Ao mesmo tempo, a realidade da atual volatilidade do mercado de energia forçou alguns países da UE, incluindo a Áustria, a considerar a retomada do uso de carvão, o combustível fóssil mais poluente, acrescentou Haider.
Recentemente, a estatal austríaca Verbund AG foi obrigada a preparar a usina de energia movida a carvão Mellach para operação de emergência. A situação ocorre apenas dois anos após a Áustria se tornar o segundo país europeu a eliminar completamente o carvão de seu sistema de produção de energia.
Carteira com nota de 500 sloty, que equivale a quase 105 euros (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2022
Panorama internacional
Em meio à crise na Europa, Polônia alega pressão alemã para adotar o euro
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала