Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia anuncia data para lançamento do foguete Proton-M

© Foto / Facebook / RoscosmosLançamento do foguete-portador Proton-M com seu módulo de aceleração DM-03 e o aparelho espacial russo Elektro-L Nº 3
Lançamento do foguete-portador Proton-M com seu módulo de aceleração DM-03 e o aparelho espacial russo Elektro-L Nº 3 - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2022
Nos siga noTelegram
O chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, disse anteriormente à Sputnik que a Rússia estava planejando dois lançamentos da espaçonave Proton-M no verão e no final do outono.
O próximo lançamento de um foguete Proton-M será realizado pela Rússia no outono de 2022 (entre os meses de setembro e dezembro) para um cliente estrangeiro cujo nome, por razões contratuais, foi mantido em sigilo.
As informações foram confirmadas à Sputnik por Aleksei Varochko, diretor geral do Centro Khrunichev, onde os foguetes são fabricados sob a supervisão da Roscosmos.
Varochko acrescentou que a espaçonave já foi entregue ao complexo técnico do Cosmódromo de Baikonur, e está pronta para trabalhar com um módulo espacial.
Três lançamentos do Proton-M foram inicialmente planejados para 2022, sendo que todas as três espaçonaves já foram trazidas para o Cosmódromo de Baikonur.
Foguete Soyuz 2.1a no Cosmódromo Vostochny, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2022
Panorama internacional
Roscosmos define data da nova missão lunar da Rússia
Uma das referidas espaçonaves foi planejada para lançar a missão russo-europeia ExoMars 2022. No entanto, a missão foi suspensa devido às sanções contra a Rússia.
A Rússia tem atualmente 14 naves espaciais Proton-M já montadas ou em fase de produção. Moscou está planejando suspender o uso do Proton-Ms depois que todos forem lançados.
A agência espacial russa já havia anunciado que a produção dos foguetes Proton, usados para o lançamento de cargas nacionais e comerciais ao espaço desde a década de 60, será encerrada neste ano.
© Sputnik / Oleg Urusov / Abrir o banco de imagensFoguete portador Proton-M com nave espacial Breeze-M e satélite de comunicações Sirius-5 a caminho do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão
Foguete portador Proton-M com nave espacial Breeze-M e satélite de comunicações Sirius-5 a caminho do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2022
Foguete portador Proton-M com nave espacial Breeze-M e satélite de comunicações Sirius-5 a caminho do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão
A Roscosmos afirmou que as quatro últimas unidades do foguete estão sendo produzidas no Centro Estatal Krunichev, em Moscou. Quando prontas, elas serão adicionadas a um estoque de 10 foguetes já prontos, que serão utilizados ao longo dos próximos quatro ou cinco anos.
A Rússia pretende substituir o Proton pelo Angara-5, capaz de transportar carga com peso máximo de 24,5 toneladas, cerca de 800 kg a mais que o Proton-M.
Além disso, o transporte espacial tem seu empuxo promovido por oxigênio e querosene, tornando seu funcionamento menos tóxico e mais barato e ecológico.
Panorama da Estação Espacial Internacional sobre a Terra em 30 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Panorama internacional
Roscosmos divulga coordenadas de 'centros de decisão' da OTAN (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала