Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministro da Defesa polonês: Báltico se tornará 'mar interior da OTAN' com ingresso de novos membros

© AP Photo / JANEK SKARZYNSKI / AFPTropas da OTAN realizam desembarque massivo de anfíbio na costa de Utska, na Polônia do Norte, durante os exercícios militares marítimos da OTAN BALTOPS (operações bálticas), em 17 de novembro de 2015, no mar Báltico.
Tropas da OTAN realizam desembarque massivo de anfíbio na costa de Utska, na Polônia do Norte, durante os exercícios militares marítimos da OTAN BALTOPS (operações bálticas), em 17 de novembro de 2015, no mar Báltico. - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2022
Nos siga noTelegram
Mariusz Blaszczak, vice-presidente e ministro da Defesa da Polônia, insiste que o mar Báltico virará um mar interior da OTAN com a adesão da Finlândia e Suécia ao bloco.
O presidente polonês, Andrzej Duda, na abertura do Conselho de Segurança Nacional da república, afirmou nesta segunda-feira (4) que o mar Báltico, com o ingresso dos dois países na OTAN, está virando uma bacia interior da Aliança Atlântica.
Ao comentar o fato de a câmara baixa do parlamento polonês ter apoiado quase unanimemente a ingressão da Finlândia e Suécia, ele expressou na sexta-feira (8) o desejo que a câmara alta convoque uma sessão adicional para acelerar o processo.

"Seria melhor que a sessão adicional do Senado ocorra o mais rápido possível. É importante para a segurança de nosso país, porque com a adesão da Suécia e Finlândia à OTAN os países da bacia do Báltico vão se tornar mais seguros. O próprio mar Báltico de fato virou um mar interior da OTAN, se ainda acrescentarmos o grande potencial tanto da Suécia, como da Finlândia", afirmou o ministro.

Tropas polonesas durante exercícios militares no nordeste da Polônia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2022
Panorama internacional
Se Polônia decidir enviar tropas à Ucrânia, OTAN não ajudará os poloneses, afirma ex-deputado
Mariusz Blaszczak acredita que após a admissão dos novos membros a Aliança Atlântica se fortalecerá significativamente. "No caso da Suécia, são as armas de alta tecnologia, e no caso da Finlândia é a defesa geral bem-organizada. A presença desses países na OTAN certamente reforça a aliança", constatou.
Durante a cúpula de 29 de junho, os líderes dos países-membros da OTAN convidaram oficialmente a Finlândia e a Suécia a aderir ao bloco, o que se tornou possível após várias rodadas de negociações com a Turquia, em resultado das quais Ancara retirou suas objeções ao ingresso dos novos membros.
A Rússia disse várias vezes que a OTAN tem a confrontação como seu objetivo. Moscou, por sua vez, insiste que continua aberta ao diálogo com o bloco, mas na base de igualdade, enquanto o Ocidente deve renunciar ao rumo de militarização do continente europeu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала